Redatora focada na produção de conteúdo para as editorias de família, beleza e alimentação.
O que é Abacaxi?
O abacaxi, também conhecido como ananás, além de ser delicioso ainda é rico em diversos nutrientes. Consumido in natura, em sucos ou em sobremesas, na quantidade certa ele pode oferecer inúmeros benefícios para a saúde.
Seu alto valor nutritivo pela presença de sais minerais e vitaminas é um dos destaques da fruta. Confira as informações nutricionais do abacaxi:
Benefícios
Por conter um alto valor nutritivo, o abacaxi é capaz de proporcionar diversos benefícios para a saúde:
- Ajuda no emagrecimento: por conter bastante água, o abacaxi é um excelente diurético e, consequentemente, um bom aliado para o corpo, ajudando a diminuir a retenção de líquido. O consumo do abacaxi diminui a vontade de comer doces, por isso é muito indicado para quem deseja perder peso. "Se você procura emagrecer, recomenda-se consumir 2 fatias de abacaxi com canela em pó pela manhã", recomenda o nutrólogo Fernando Cerqueira.
- Previne gripes, tosses e resfriados: além das vitaminas A e C que aumentam a imunidade, a presença da bromelina é responsável por facilitar a expectoração. "A enzima tem ação mucolítica, que dissolve o muco ou catarro dos pulmões, favorecendo uma limpeza geral e facilitando a expectoração", afirma a nutricionista Rucielli Frohlich. De acordo com a nutricionista, ele também é indicado para pacientes que têm sinusite ou tosses crônicas.
- Auxilia na recuperação do corpo após a prática de exercícios: o potássio possui papel fundamental no equilíbrio de eletrólitos do organismo, na contração muscular e cardíaca, melhorando o desempenho e evitando a fadiga de esportistas. De acordo com o nutricionista Breno Lozi, em apenas 100 gramas da fruta (equivalente a uma fatia), 5% das quantidades diárias recomendadas são supridas. Já a bromelina, possui efeitos anti-inflamatórios que reduzem inchaços e dores musculares recorrentes após os treinos, otimizando o tempo de recuperação muscular.
- Aliado das unhas, pele e cabelos: a bromelina suaviza a pele e tem sido usada para combater inflamações como a acne. O abacaxi é um poderoso antioxidante que combate os danos dos radicais livres melhorando assim cabelos, pele e unhas. "É um excelente remédio caseiro para pele com lesões e para reduzir manchas de idade já que contém enzimas que compõem a elasticidade da pele", afirma o nutricionista Breno Lozi. Ele recomenda comer uma fatia (100 g) de três a quatro vezes por semana (sucos, porção da fruta, assado, gelatinas, bolos, compotas e iogurtes).
- Ajuda a preservar a memória: "as substâncias presentes na fruta atuam diretamente nos nossos neurotransmissores, promovendo a melhora da renovação celular, preservando a memória e prevenindo doenças neuro-degenerativas como o "Alzheimer", explica o nutrólogo Fernando Cerqueira.
- Pode ser consumido durante a gravidez: de acordo com Cerqueira, abacaxi também pode ser consumido por mulheres grávidas e oferece inúmeras vantagens para ela. Entretanto, é preciso consumi-lo com atenção para não agravar os quadros de acidez estomacal. A função adstringente da fruta é responsável por amenizar os inchaços, as dores, enjoos e a prisão de ventre.
- Auxilia no controle do colesterol e triglicérides: a fruta é um ótimo remédio natural para diminuir os níveis de colesterol, pois ajuda a normalizar esta dislipidemia no sangue por ser rico em fibras solúveis que melhoram o trânsito intestinal e diminuem a captação do colesterol proveniente da alimentação. "Além disso, por possuir fibras solúveis que ajudam a diminuir a concentração de gordura na corrente sanguínea, contribui para baixar os valores de triglicerídeos no sangue", explica o nutricionista Thiago Salla.
- Melhora o sistema imunológico: segundo Lozi, uma fatia 100 gramas de abacaxi fornece 80% das necessidades diárias de vitamina C. Essa vitamina é fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico, prevenindo contra gripes, resfriados, doenças cardíacas e auxiliando no funcionamento das células brancas do sangue, que são as principais células de defesa do nosso organismo. Além disso, a vitamina C é um potente antioxidante, que combate os radicais livres internos e externos ao organismo, doenças como aterosclerose e câncer.
- Controla a coagulação sanguínea: o nutricionista Breno Lozi afirma que alguns estudos científicos demonstram que a bromelina possui efeitos na coagulação do sangue, auxiliando na sua redução. A bromelina possui alto peso molecular capaz de ser absorvida pelo trato gastrointestinal produzindo ações anti-inflamatórias e antiexsudativa, podendo apresentar efeitos anticoagulantes e inibição da agregação plaquetária. Alivia os sintomas de angina e, por isso, inibe a coagulação do sangue e construção e remove placas nas artérias, o que é útil para a trombose, tromboflebite, varizes e aterosclerose.
- Previne o envelhecimento celular: Lozi explica que com boa quantidade de vitamina A, o abacaxi consegue auxiliar a combater os efeitos do envelhecimento devido sua ação antioxidante que combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele e das células.
Já as vitaminas do complexo B são capazes de auxiliar nos movimentos funcionais para aqueles que possuem dificuldade em se locomover. "Além disso, a vitamina C fortalece o sistema imunológico, auxilia na cicatrização dos tecidos e também na absorção de ferro e possuem ácido ferúlico, potente antioxidante que atua na prevenção do envelhecimento celular precoce", complementa Breno.
- Protege a visão: devido aos altos índices de betacaroteno e vitamina A, o abacaxi é um ótimo amigo da saúde ocular. "Além disso, alguns estudos apontam que seu consumo impede a degeneração macular e reduz o risco de perda da visão na velhice", afirma a nutricionista Rucielli.
- Tem substâncias capazes de prevenir a asma: a nutricionista Rucielli explica que presença do betacaroteno, um dos compostos oxidantes presentes na fruta, é essencial para a prevenção da asma. "O consumo regular do abacaxi pode ajudar a retardar o desenvolvimento da doença", complementa ela.
- Melhora as condições do trato digestivo: segundo Rucielli, a bromelina age no estômago desdobrando as proteínas alimentares, facilitando o melhor aproveitamento dos nutrientes, favorecendo e acelerando a digestão pesada. Devido ao alto teor de fibras, ajuda a prevenir a constipação e promove a regularidade intestinal.
- Ótimo aliado da saúde bucal: Rucielli também explica que o abacaxi não é um clareador natural dos dentes como dizem por aí. Mas por outro lado, seu consumo previne as placas bacterianas, reduz o risco de doenças periodontais e também de gengivite. "Isso porque, a vitamina C presente na fruta é essencial para a boa saúde dos dentes, gengivas e ossos", complementa.
- Contém iodo, que reduz câimbras e regula a tireoide: ainda de acordo com Rucielli, um dos fatores agravantes da câimbra é a deficiência de iodo no organismo. "Por conter bons níveis de iodo em sua composição, o consumo regular do abacaxi é recomendado para reduzir as câimbras", ela afirma. Além disso, o iodo em conjunto com a bromelina, são indispensáveis para o equilíbrio da glândula tireoide.
Tabela Nutricional
Componentes | Quantidade (100 gramas) |
Glicídio | 13,7g |
Proteínas | 0,40g |
Lipídios | 0,20g |
Cálcio | 18mg |
Ferro | 0,50mg |
Fósforo | 8mg |
Fibras | 0,95g |
Niacina | 0,82mg |
Ácido ascórbico | 27,20m |
Tiamina | 80mcg |
Riboflavina | 128mcg |
Retinol | 5mcg |
Calorias | 52kcal |
Como consumir ?
Como comer abacaxi
Salla sugere que em relação ao paladar, o abacaxi, por ser uma fruta ácida combina com outras frutas da mesma categoria, em uma salada de frutas por exemplo, ou utilizado em saladas de vegetais verdes-escuros, além dos sucos detox.
Sob o ponto de vista nutricional as boas combinações incluem também os vegetais verde-escuros pelo fato do abacaxi ser uma boa fonte de Vitamina C e esta ter a função de auxiliar na absorção do ferro. O abacaxi também pode ser inserido em sobremesas após refeições contendo carnes, pois a bromelina ajudará na digestão das proteínas.
Consumo da casca do abacaxi
A casca também pode, e deve, ser consumida. Além da polpa da fruta, a casca do abacaxi também pode ser consumida e possui muitos benefícios. O nutrólogo, Fernando Cerqueira, sugere que ela seja ingerida em forma de chá e afirma que possui grandes fontes de vitaminas importantes. Uma das principais é a vitamina C, já conhecida por prevenir a gripe, mas também por ajudar a manter os níveis de colesterol sob controle.
Receitas com abacaxi
- Gelado de abacaxi com farinha de maracujá
- Surpresa de abacaxi gelado com gengibre
- Shake de abacaxi light
- Suchá termogênico com abacaxi, gengibre e hortelã
Contraindicações
O nutricionista Thiago Salla e o nutrólogo Fernando Cerqueira, apontam que há algumas contra indicações relacionadas ao consumo do abacaxi, que devemos ficar atentos. Os pacientes com Gota, artrite reumatoide e úlceras pépticas devem consultar o médico ou nutricionista antes de consumir a fruta para que sejam orientados em relação a quantidade que pode ser ingerida sem riscos à saúde. Além disso, pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes devem evitar o consumo em excesso e fazer acompanhamento médico.
Ao contrário do que se pensa, quem sofre de gastrite pode sim consumir a fruta, desde que evite os excessos. O recomendado pelo nutricionista Thiago Salla é que, seu consumo não seja feito isoladamente, e sim em conjunto com alimentos como castanhas, sementes ou vegetais, pois estes minimizam os efeitos da acidez no sistema digestório.
Referências
Breno da Silva Lozi, nutricionista pós-graduado em Nutrição Clínica e Desportiva pelo Instituto Educacional São Pedro (IESPe) - Juiz de Fora/MG
Patricia Bertolucci, nutricionista formada pela Universidade Federal de Goiás. Desenvolveu trabalho no São Paulo Futebol Clube, onde juntamente com a comissão técnica da ocasião, na qual se destacava o preparador físico Moracy Santana, implantou novos conceitos na alimentação de atletas brasileiros.
Thiago Salla, nutricionista graduado em pelo Centro Universitário São Camilo. Pós-graduação lato-sensu em Fisiologia do Exercício (CEFE-Unifesp); Pós-graduação lato-sensu em Nutrição esportiva e Estética com Ênfase em Wellness (Centro Universitário São Camilo)
Rucielli M. Frohlich, nutricionista formada pela PUC-RS, é responsável pelo Programa de Emagrecimento e reeducação alimentar, Mente Magra, com atuação em todo o Brasil.
Fernando Cerqueira, nutrólogo proprietário da clínica FC e especializado em emagrecimento, ganho de massa muscular e longevidade. Criador do desafio da dieta de 28 dias