Redatora especializada em conteúdos sobre saúde, beleza e bem-estar.
Cuidar do corpo e da mente é essencial para ter uma vida equilibrada e, para te ajudar nisso, o Minha Vida se preocupa em oferecer informações relevantes e que possam ajudar você a mudar sua rotina para melhor. Inclusive, em 2017 milhares de pessoas acessaram nossos conteúdos, mas alguns deles foram verdadeiros campeões de busca. Ficou curioso? Abaixo, revelamos quais foram os assuntos mais acessados no site nesse ano que está chegando ao fim. Confira:
1. Infecção urinária
Embora seja mais comum em mulheres, a infecção urinária requer atenção já que pode afetar pessoas de ambos os sexos e de todas as idades. No Brasil, 80% do casos ocorrem em mulheres adultas. A infecção urinária é um quadro infeccioso que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, bexiga, uretra e ureteres. Essa infecção pode ter várias classificações, mas os tipos mais comuns de infecção urinária são a cistite e a uretrite, que acometem a bexiga e a uretra, respectivamente. Saiba quais os sintomas, fatores de risco e como tratar.
2. Depressão
A depressão atinge mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No brasil, a estimativa é que 5,8% da população seja afetada pela doença. Entre os sintomas, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. Para que o diagnóstico e o tratamento sejam realizados é necessário o acompanhamento médico. Saiba mais sobre a doença.
3. Trombose
Sedentarismo, gravidez, uso de pílula anticoncepcional e obesidade são apenas alguns dos fatores de risco para a ocorrência de trombose. A trombose acontece quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. Veja as causas e sintomas da doença!
4. Sinusite
Você já teve aquela sensação de que o rosto inteiro dói? Pode ser sinusite! A sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. O problema afeta entre 15 e 20% da população mundial é vítima do problema, que pode ser decorrente de resfriado mal tratado, processos alérgicos e deformidades anatômicas do nariz, como desvio de septo. Saiba como descobrir e tratar a doença.
5. Meningite
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de meningite, e para cada um deles há causa e sintomas específicos. A maioria dos casos de meningite é provocada por vírus ou bactérias, mas a doença também pode ser transmitida via fungos. Confira as causas, sintomas e qual o tratamento para meningite!
6. Labirintite
Sabe aquela sensação de vertigem e enjoo constante? Esses sintomas podem indicar labirintite. A labirintite é uma doença do ouvido que afeta o labirinto e suas estruturas responsáveis pela audição e pelo equilíbrio. Infecções e inflamações são consideradas as principais causas para a doença, como a otite média e o resfriado. No entanto, existem outros fatores de risco, para entender mais sobre a doença clique aqui.
7. Gonorreia
Neste ano, um estudo feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) descobriu que a bactéria causadora da gonorreia está cada vez mais resistente aos medicamentos. A gonorreia é uma doença sexualmente transmissível (DST) comum, que afeta tanto a homens quanto a mulheres. Todos as pessoas que fazem relações sexuais sem proteção podem contrair a gonorreia. A infecção pode ser transmitida por contato oral, vaginal ou anal. Veja quais os sintomas e como tratar clicando aqui!
8. Fibromialgia
Sentir dores por todo o corpo durante longos períodos pode indicar a ocorrência de fibromialgia. De acordo com especialistas, a síndrome está diretamente ligada também à fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade. O tratamento de fibromialgia tem como objetivo evitar a incapacidade física, minimizar os sintomas e melhorar a saúde de modo geral. Saiba mais sobre a doença.
9. Chá de hibisco
Nos últimos tempos, o chá de hibisco ganhou muita fama por possuir diversos benefícios. Entre suas principais vantagens está a contribuição para perda de peso, isso ocorre porque a bebida que possui diferentes substâncias antioxidantes que ajudam a evitar o acúmulo de gordura. Confira todos os privilégios e prepara o chá!
10. HPV
Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou um estudo que aponta uma prevalência de 54,6% de casos de HPV entre a população brasileira de 16 a 25 anos, sendo 38,4% tipo de alto risco para o desenvolvimento de câncer. O HPV (papiloma vírus humano) é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer. Por ser um vírus que se transmite no contato pele com pele pode ser considerado uma doença sexualmente transmissível, a principal forma de transmissão é pelas relações sexuais, mas também é disseminado pelo sangue. Conheça os tipos, fatores de risco, diagnóstico e tratamento!