O ginecologista Patrick Bellelis tem ampla experiência na área de Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva, atuando pr...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iA vontade de ficar de repouso em algumas fases do ciclo menstrual é natural. Além das alterações hormonais, é comum que as mulheres sintam mais desconfortos e maior sensibilidade em algumas áreas do corpo em determinados períodos do ciclo.
Colocar o corpo em movimento, porém, pode ajudar. Para o ginecologista Patrick Bellelis, manter o hábito de praticar exercícios no momento de cansaço é saudável e pode contribuir para a melhora desses sintomas.
“É importante observar o corpo durante esse período para descobrir seus limites e investir em atividades que tragam melhorias e equilíbrio para que os resultados sejam potencializados”, diz o especialista.
Benefícios de praticar exercícios físicos durante o ciclo menstrual
Os sintomas pré-menstruais podem ser incômodos e, por isso, o médico recomenda aplicar os exercícios ainda no período que antecede o ciclo, a fim de agregar benefícios durante toda a fase menstrual. Exercitar-se durante a menstruação pode trazer benefícios como:
- Mais disposição, além de manter a mulher ativa durante o dia, combatendo a vontade de estar deitada;
- Melhora a circulação sanguínea dos músculos e os enriquece com oxigênio e nutrientes;
- Promove mais capacidade muscular da liberação de energia;
- Contribui para a melhora do humor.
Para a educadora física Luana De Oliveira, não há nenhuma contraindicação conhecida para a prática de exercícios durante o ciclo. “O segredo para nos mantermos saudáveis, conectadas e dispostas sempre será respeitar nossos limites e tempos”, diz a profissional.
Saiba mais: 12 dicas para eliminar as cólicas do período menstrual
Exercícios físicos podem ajudar a diminuir a cólica no ciclo menstrual?
A cólica menstrual é um sintoma recorrente e estima-se que mais da metade das mulheres em idade fértil sofrem com essas dores durante o ciclo. Nesse contexto, a prática de exercícios físicos também pode contribuir para a melhora dos sintomas da cólica.
“Como a atividade física diminui os hormônios, como o cortisol, e aumenta outros, como a serotonina e a dopamina, em pouco tempo é possível notar a sensação de bem-estar”, explica o médico.
Saiba mais: Como aliviar a cólica menstrual por meio da alimentação
Exercícios físicos recomendados durante o ciclo menstrual
Entre as atividades que podem ser realizadas durante o período menstrual, os exercícios aeróbicos são os mais recomendados. Natação, caminhada, corrida e ciclismo são algumas das práticas que podem contribuir para o alívio das dores, para a superação de sintomas, como depressão e fadiga, e para a redução da retenção de água e do inchaço.
No entanto, para a educadora física, o mais importante durante a prática dos exercícios é respeitar o corpo e a disposição. “Se, quando estivermos em nosso período menstrual, for o momento em que queremos nos recolher, talvez não seja o momento ideal para experimentar novas práticas. Nesse caso, talvez valha mais a pena aguardar uma semana - levando em consideração que estamos mais dispostas fisicamente”, aconselha.
Saiba mais: Pilates durante a menstruação: prática alivia a cólica?