Meu filho ficou gravemente doente ,está melhor mas eu so tenho vontade de chorar e dormir não quero sair de casa pode ser depressao?
Avaliação Psicológica;Psicoterapia Adulto e Infantil (abordagem cognitivo-comportamental;Terapia Cognitiva no auxílio a...
i
O Transtorno Depressivo Maior, a que chamamos de depressão, tem como características humor triste, vazio ou irritável, acompanhado de mudanças somáticas e cognitivas que afetam significativamente o funcionamento do indivíduo.
Um diagnóstico só pode ser feito a partir de uma avaliação clínica detalhada. No entanto, os seguintes sintomas estão presentes, na frequência de "quase todos os dias": humor deprimido, diminuição do interesse e prazer nas atividades, insônia ou sono excessivo, agitação ou lentidão psicomotora, fadiga ou perda de energia, habilidade reduzida de concentração e sentimentos de menos-valia ou culpa excessiva, além de alterações de peso (perda ou ganho) significativas.
Independentemente do diagnóstico, esses sintomas que você descreve lhe trazem sofrimento, o que já é suficiente para que você busque ajuda profissional.
Graduada em Psicologia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)-Santa Catarina e especialista em MBA Ed...
i
Olá querida (o), o ideal é que você passe por uma avaliação psicológica para que o psicólogo juntamente com você identifique o motivo desses seus sentimentos e comportamentos, que pode ou não ter relação com o adoecimento do seu filho.Uma das hipóteses pode ser: de tanto se preocupar com seu filho gastasses energia e agora o seu corpo começou a dar sinais de cansaço, medo. Isto é um indicativo que você precisa olhar para si e se cuidar. Procure psicoterapia com psicólogo.
Tenho formação em Psicologia e especialização em Psicanálise (UFMG) e em Clínica Sistêmica Psicanalítica (UNA) =========...
i
Às vezes somos surpreendidos por situações preocupantes e graves. Para uma mãe, por exemplo, é um susto muito grande ver o filho adoecer, e o medo de que ele não se recupere inteiramente ronda seus pensamentos. Talvez no momento crítico você tenha se mostrado forte, mas agora que ele melhorou, você foi acometida por sintomas provavelmente decorrentes do sentimento de impotência, ao perceber que, apesar de todos os cuidados e esforços, há situações que fogem do controle de qualquer pessoa, inclusive do seu.Chorar, ficar triste, com vontade de ficar sozinha são reações que no primeiro momento podem parecer negativas, porém são normais e até necessárias, e não vão necessariamente evoluír para um transtorno depressivo.Você precisa de um tempo para elaborar esta experiência que para você foi traumatizante.Feitas estas ponderações, julgamos importante você fazer uma consulta com um (a) especialista da área de Psicologia para falar pessoalmente de seus sentimentos e medos, assimilar melhor os acontecimentos, se fortalecer e voltar às suas atividades normais inclusive, se for necessário, cuidar de seu filho convalescente. Melhoras para você seu filho. Abraços.Psicóloga Carmen Bitarães (Belo Horizonte)
Psicóloga formada em 1998 pela Faculdade de Ciências e Letras, com validação e equivalência de diploma pela Universidade...
i
De fato, podem ser mesmo sintomas de depressão. Você fala:
- de uma situação negativa passada vivida;
- vontade de chorar;
- vontade de dormir além do que é adequado;
- não querer sair de casa.
Mas, entenda que outras doenças e alterações podem ter esse mesmo tipo de quadro.
Por isso, é bem necessário que você busque ajuda de um médico para lhe avaliar, entender sua saúde, e indicar tratamento após diagnóstico. Assim, como é preciso buscar ajuda de um psicólogo que vai completar e trabalhar em parceria com o médico para contribuir para a cura e melhora de estilo de vida, qualidade do dia a dia, leveza e paz interior.
Depressão é distúrbio psíquico que determina períodos de tristeza e baixa de energia, tendo como associação questões reais ou imaginários. As vezes, acontecem após uma grande perda, um momento difícil, alguma limitação mais marcante, dificuldade de lidar com a realidade, mudanças e problemas para conseguir se adequar e adaptar.
Sintomas mais comuns:
- envolve uma distorção do pensamento (que podem ser confusões sentimentais);
- baixa de energia;
- falta vitalidade para agir e pensar;
- as ideias são mais ligadas a questões passadas e no que já se viveu;
- perda da concentração no momento presente;
- normalmente, a dor de algo ruim permanece no presente, como se não houve tido uma “atualização” da mente, e com isso, o que é dor passada, passa a ser vivida como dor presente e sem capacidade de ação, pois o passado não se muda, só a percepção dele;
- tristeza;
- pode acontecer choro e angustia;
- algumas pessoas com depressão relatam sentir muito medo, pois se sentissem desamparadas.
Os profissionais qualificados e especialistas para o tratamento são: psiquiatras e psicólogos. Em alguns casos se faz necessário o uso de medicamento para combater o problema. E somado a isso, sessões de psicoterapia. Explicando de modo simples e preciso: a medicação ajuda que a mente funcione melhor e as sessões são direcionadas para o encontro do bem estar, a solução de problemas e adaptação ao que se faz necessário.
Para quem sofre com o problema é fundamental entender quais pontos lhe causam maior preocupação. Como você lida com a ansiedade e problemas do seu dia a dia? Como você tem organizado suas ações para que possa combater a tensão, desânimo e pensamentos negativos?
Para alívio e cura dos sintomas, sugiro técnicas de relaxamento corporal, respiração, atividade física, hipnose, meditação, psicoterapia e uma boa avaliação com um médico ou psicólogo que será capaz de indicar um tratamento qualificado para você. Uma dessas técnicas, como a hipnose, por exemplo, ou mais quando combinadas e indicadas por um profissional qualificado surtirá efeito na cura e bem estar. Sua melhora virá e os benefícios serão rapidamente sentidos.
O meu livro: O Segredo Para Vencer a Depressão - Ed. Universo dos Livros, pode ser um bom aliado para o processo e bem estar e cura. Ali você encontrará informações e ferramentas para o bem estar e melhoria pessoal.
Tenho também no mesmo site: curadalma um áudio de hipnose para combater a depressão e outro para se curar da ansiedade. A ideia é que a pessoa possa ter mais uma ferramenta ou técnica complementar ao tratamento para obter mais rapidamente a cura.
A depressão tem cura e merece atenção e tratamento.
Boa sorte! Sucesso naquilo que você busca e até breve!
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]