O que fazer se a pessoa come muito doce quando está ansiosa?
Formada em psicologia pelo Centro Universitário Paulistano e em psicanálise pelo Centro de Estudos em Psicanálise.Especi...
i
Olá comer ou comer muito quando se está ansioso é um sintoma comum. Inclusive ou em especial quando se trata de doces.
O açúcar gera uma rápida sensação de bem estar e prazer, porporcionando alívio quase imediato na ansiedade e por isso a busca por doces é tão frequente e também é tão difícil abrir mão deles.
Porém, esta sensação de prazer e alívio, tende a passar rapidamente e igualmente chega. Gerando assim mais vontade de comer para sentir novamente os breves momentos de alívio e bem estar e criando um ciclo ou um hábito.
Para lidar com este fator é preciso participar de uma reeducação alimentar. Mudar a forma de se alimentar, inclusive de lanchinhos e petiscos.
É preciso também redescobrir outras fontes de prazeres que saciam a ansiedade, além da alimentar, como uma atividade que cause bem estar e alívio igualmente.
O importante é que aprenda a buscar prazeres menos imediatos, deve-se tentar prazeres que durem mais tempo no organismo, mesmo que demore mais para sentir ou que sinta menos prazer, se comparado ao comer doces.
Esta reeducação leva tempo para acontecer e fixar-se ao organismo e por isso não é um processo fácil.
Um apoio profissional, como o psicológico, costuma ajudar bastante, pois trabalhará sua ansiedade em si e não somente o sintoma (comer doces). E este processo tende a colaborar com autopercepção e autocontrole. E assim a redução de doces ou a reeducação alimentar se torna uma consequencia natural e não apenas uma limitação ou privação.
Vale a pena pensar nisto. Espero ter colaborado.
Graduado em Medicina pela UNIFESP, é médico credenciado pelo Hospital Albert Einstein e diretor técnico de saúde do Hosp...
i
É uma pergunta muito interessante, e uma prática bastante comum.
Devemos nos lembrar que a ansiedade consome muita energia. Esse consumo de energia necessita ser reposta, e a reposição é feita com "energias" que queima rápida, ou energias que rápidamente podem ser transformadas em glicose - fonte de energia que o organismo transforma em diversas substâncias. Ora, nada melhor que o próprio doce (que contém bastante açúicar) para fazer esta reposição; ou então comidas com bastante carboidratos - pão, macarrão etc. Interessante que dificilmente você verá uma pessoa com muita ansiedade dizer: vou comer uma cenoura, ou uma saladinha.
O caminho é uma reeducação alimentar, identificar o momento de ansiedade maior e lidar com ela através de outros mecanismos: relaxamento, meditação, exercício físico, hidratação, arteterapia e uma série de comportamentos que podem substituir o doce em excesso com vantagens.
Psicoterapeuta com Experiência no Tratamento de Depressão, Ansiedade, Síndrome do Pânico, Distúrbios alim...
i
Uma opção mais imediata é substituir o doce por grãos integrais como nozes, castanhas etc.
Reconhecer o que causa a ansiedade e entender o porquê tal fator lhe gera ansiedade.
Trabalhar mecanismos de enfrentamento, aprendendo a lidar com a ansiedade, baixando-a a níveis produtivos, e usando-a como motivador para executar tarefas positivas.
Você precisa montar estratégias de enfrentamentos como o PARE E PENSE! - quais são os gatilhos que fazem-na comer muito (situações, pessoas, horários, etc) analise e se for o caso anote como se fosse um diário e se empodere de sí mesma. Você é o ser criador de tudo e tenho certeza que também consegue substituir hábitos.
Formada em Psicologia há 23 anos pela Unifil, pós graduada em Obesidade e Transtornos Alimentares pela PUC-PR.Hipnoterap...
i
Na terapia do emagrecimento o psicólogo junto com paciente irão trabalhar os aspectos emocionais envolvidos nessa relação doce/ansiedade.
A ansiedade atinge muitas pessoas e tendemos a estar sempre vivendo no futuro, sofremos por antecipação e não sabemos lidar com calma frente as situações do dia a dia.
A ansiedade é hoje um dos principais problemas gerados pela vida agitada e estressante nas grandes cidades. Entretanto, mesmo que esse seja um sintoma comum entre as pessoas, muitas vezes pode se agravar, acarretando situações mais graves que podem levar, por exemplo, a desequilíbrios alimentares.
Tentando encontrar uma saída para o sentimento de ansiedade, muitas pessoas acabam cometendo excessos alimentares como busca inconsciente para amenizar sensações desagradáveis – como stress, solidão, cansaço, tristeza, raiva – gerando um quadro de sobrepeso e até obesidade. Além das doenças relacionadas ao sobrepeso, como pressão alta, diabetes, doenças do coração e infarto, os efeitos emocionais também são preocupantes.
Então o correto seria buscar um tratamento que envolve a nutricionista que ajudará na escolha de alimentos adequados para diminuir o quadro de ansiedade, bem como a prescrição de florais, tinturas, acumputura.
A psicoterapia que trabalhará todos aspectos emocionais que envolvem sua vida, auxiliando a tomar atitudes mais assertivas, deixando de utilizar o doce como uma forma de aliviar tensões. O trabalho em terapia também envolve desenvolver novas formas de lidar com essas situações, o paciente se tornará capaz de lidar com a ansiedade.
O psiquiatra quando o nível de ansiedade é alto e precisa de medicação.
Psicóloga formada pela FFCLRP - USP, com especialização em Neuropsicologia no Contexto Hospitalar pelo IPq - HCFMUSP. Po...
i
você pode procurar um psicólogo para tentar entender melhor qual a função dessa ansiedade em sua vida, em que momentos ela aparece, como você lida com ela, que ganhos e perdas acaba tendo quando isso acontece... o ideal é que você possa procurar ajuda para que alguém lhe ajude a compreender melhor estes sintomas ansiosos que você apresenta.E na escolha do profissional psicólogo, o mais importante é você encontrar um profissional que você se dê bem, para que o trabalho possa ocorrer com qualidade e confiança. Além disso, você pode verificar como anda sua alimentação, já que já é sabido que alguns alimentos acabam nos deixando mais ansiosos, assim como você pode praticar atividades físicas (verifique com seu médico quais estão liberadas para você) que lhe ajudem a relaxar, pois também já foi comprovado pela ciência a ajuda de atividade física para quadros ansiosos. Você também pode procurar alguma atividade de hobby que lhe dê prazer e aí é algo pessoal, que você precisa buscar o que te agrade. Espero ter ajudado.
Boa Tarde! A ansiedade é a apreensão ou medo devido a algum acontecimento que está por vir, e que geralmente é ruim ou desconhecido, e que pode vir acompanhado de alguns sintomas característicos. A ansiedade em si é um característica do ser humano, e é perfeitamente normal nos sentirmos ansiosos em algumas situações, o problema está quando isso passa para um nível muito algo e que começa a atrapalhar a qualidade de vida da pessoa. Nós temos capacidade de lidar e controlar nossa ansiedade sem a necessidade de recorrer as medicações, buscando nos centrar mais no agora, no que está ao nosso alcance e resolver as questões por prioridade. Existem também vários exercícios de relaxamento que ajudam a controlar os níveis de ansiedade, Yoga também ajuda muito. É preciso identificar qual é seu nível de ansiedade, se ela está afetando seu dia-a-dia, seu afazeres, em que momentos aparece, e se isso te incomoda e te atrapalha, acho válido buscar ajuda de um psicólogo para avaliar o melhor modo de lidar com tudo isso.
O calor deixa as pessoas mais estressadas?
O calor tende a deixar as pessoas mais estressadas por causa da liberação de um hormônio chamado cortisol, que é considerado o hormônio do estresse. Esse hormônio, inclusive, pode gerar incômodo tanto em dias de calor, quanto nos de frio extremo.O ho...
[ Continuar lendo ]Pode usar absorvente íntimo durante os exercícios?
Sim, é possível usar absorvente íntimo durante os exercícios. No entanto, a escolha entre absorvente interno, absorvente externo ou coletor menstrual dependerá das preferências pessoais e do nível de conforto de cada mulher.Em geral, absorventes...
[ Continuar lendo ]Sinto ciúmes do meu amigo, devo conversar sobre isso?
Se pararmos pra pensar, na vida, acabamos escolhendo, para ficar mais próximas da gente, aquelas pessoas que a gente gosta de conversar. Não é diferente com os amigos. Analise quem são seus amigos e porque eles são seus amigos. A resposta não é outra...
[ Continuar lendo ]