Apresentação de Teutoformin
Laboratório: Teuto
Princípios ativos: cloridrato de metformina
Comprimido 500mg
Embalagens contendo 30, 50, 150, 200 e 500 comprimidos.
Comprimido 850mg
Embalagens contendo 30, 50, 150, 200 e 500 comprimidos.
Composição de Teutoformin
cloridrato de metformina......500mg
Excipiente q.s.p..............1 comprimido
Excipientes: celulose microcristalina, dióxido de silício, estearato de magnésio, álcool etílico, povidona, óleo vegetal hidrogenado, talco e água de osmose reversa.
Cada comprimido de 850mg contém:
cloridrato de metformina......850mg
Excipiente q.s.p..............1 comprimido
Excipientes: celulose microcristalina, dióxido de silício, estearato de magnésio, álcool etílico, povidona, óleo vegetal hidrogenado, talco e água de osmose reversa.
Para que serve Teutoformin
Este medicamento é um antidiabético de uso oral, que associado a uma dieta apropriada, é utilizado para o tratamento do diabetes tipo 2, isoladamente ou em combinação com outros antidiabéticos utilizado também para o tratamento do diabetes tipo 1 em complementação à insulinoterapia. Este medicamento também está indicado na síndrome dos ovários policísticos.
Ação esperada de Teutoformin
Ação do medicamento: Tratamento do diabetes, para normalização dos níveis elevados de açúcar no sangue e redução das complicações do diabetes (aumento do açúcar no sangue causado pelo mau funcionamento do metabolismo).
Contraindicações e riscos de Teutoformin
VOCÊ NÃO DEVE USAR ESTE MEDICAMENTO DURANTE A GRAVIDEZ. O MEDICAMENTO TAMBÉM ESTÁ CONTRAINDICADO PARA ALCOÓLATRAS, PESSOAS COM DOENÇAS DOS RINS E DO FÍGADO, INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA, INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO, ALTERAÇÕES RESPIRATÓRIAS, INFECÇÕES OU ALERGIA A QUALQUER UM DOS COMPONENTES DA FÓRMULA.
Precauções e Advertências de Teutoformin
ADVERTÊNCIAS: O USO DA METFORMINA NÃO ELIMINA A NECESSIDADE DE REGIME COM REDUÇÃO DE AÇÚCARES EM TODOS OS CASOS DE DIABETES, ASSIM COMO DE REGIME COM REDUÇÃO DE AÇÚCARES E CALORIAS QUANDO HOUVER, ASSOCIADAMENTE, EXCESSO DE PESO. REALIZE REGULARMENTE OS CONTROLES BIOLÓGICOS HABITUAIS DO DIABETES.
DURANTE O TRATAMENTO, A OCORRÊNCIADE VÔMITOS E DOR ABDOMINAL ACOMPANHADA DE CÂIMBRAS MUSCULARES OU MALESTAR GERAL COM FADIGA INTENSA PODE SER SINAL DE PERDA DO CONTROLE DO DIABETES. ISTO PODE SER EM DECORRÊNCIA DE ACIDOSE LÁCTICA. O TRATAMENTO DEVE SER INTERROMPIDO E O PACIENTE DEVE CONSULTAR O MÉDICO IMEDIATAMENTE.
PRECAUÇÕES: ESTE MEDICAMENTO, USADO ISOLADAMENTE, NÃO CAUSA HIPOGLICEMIA E PORTANTO, NÃO INTERFERE NAHABILIDADE DE DIRIGIR OU OPERAR MÁQUINAS. NO ENTANTO, OS PACIENTES DEVEM ESTAR ALERTAS AOS SINTOMAS DA HIPOGLICEMIA E SEUS EFEITOS QUANDO ESTE MEDICAMENTO FOR USADO COM OUTRAS DROGAS HIPOGLICEMIANTES TAIS COMO SULFONILUREIA E/OU COM INSULINA (SINTOMAS DA HIPOGLICEMIA: ANSIEDADE, COMPORTAMENTO SIMILAR À EMBRIAGUEZ, ALTERAÇÕES VISUAIS, SUOR FRIO, CONFUSÃO MENTAL, PALIDEZ, DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO, FOME EXCESSIVA, AUMENTO DAFREQUÊNCIACARDÍACA, DOR DE CABEÇA, NÁUSEA, IRRITABILIDADE, PESADELOS, SONO NÃO RESTAURADOR, TREMORES, CANSAÇO INCOMUM OU FRAQUEZA).
Este medicamento é contraindicado na faixa etária de 0 a 10 anos.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.
Interações medicamentosas de Teutoformin
A ingestão juntamente com alimentos não prejudica a absorção do medicamento. Durante o uso do medicamento, evite o consumo de álcool ou reduza-o a um mínimo. Nunca ingira o medicamento juntocombebidasalcoólicas.Certos agentes hiperglicemiantes (corticoesteroides, diuréticos tiazídicos, contraceptivos orais, fenotiazinas, agentes simpaticomiméticos do tipo ß2, tetracosáctide, danazol, estrógenos, hormônios tireoidianos, fenitoína, ácido nicotínico, bloqueadores de canal de cálcio e isoaniazida) podem alterar o curso do diabetes e tornar necessário aumento da dose de metformina ou sua combinação com sulfonilureias hipoglicemiantes ou terapia com insulina. Os inibidores da ECApodem reduzir a glicemia, tornando necessários reajustes posológicos. Os diuréticos, especialmente os de alça, podem ocasionar falência renal, levando ao acúmulo de metformina e risco, embora raro, de acidose láctica. Igualmente pode ocorrer falência renal com acúmulo de metformina e risco de acidose láctica em decorrência da utilização intravascular de contrastes iodados, por isso a necessidade de suspender o uso 48 horas antes do exame contrastado. A metformina, usada isoladamente, raramente ocasiona hipoglicemia.
Entretanto, é necessário estar atento à potencialização de ação, quando é administrada em associação com insulina ou sulfonilureias. Os medicamentos listados a seguir podem interagir com a metformina: furosemida, amilorida, tiazida, cimetidina, nifedipino, digoxina, morfina, procainamida, quinidina, quinino, ranitidina, triamtereno, trimetropina, vancomicina, contraceptivos estrógenos, estrogênios, isoniazida, niacina, fenotiazina, fenitoína, agentes simpaticomiméticos, hormônios tireoidianos, clofibrato, inibidores da monoaminoxidase, salicilatos, sulfonamidas, sulfonilureias.
Alterações nos exames laboratoriais: Pode haver um resultado falso-positivo de cetonas na urina. Concentrações de colesterol total, LDLe triglicerídeos podem estar reduzidas em usuários de metformina. Já a concentração de HDLpode estar ligeiramente aumentada, assim como a concentração de lactato no jejum pode estar aumentada.
Uso de Teutoformin na gravidez e amamentação
Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica.
Informe a seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.
Armazenamento, data de fabricação, prazo de validade e aspecto físico de Teutoformin
Cuidados de conservação e uso: DURANTE O CONSUMO ESTE PRODUTO DEVE SER MANTIDO NO CARTUCHO DE CARTOLINA, CONSERVADO EM TEMPERATURAAMBIENTE (15 A30°C). PROTEGER DA LUZ E UMIDADE.
Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação (VIDE CARTUCHO).
Não use o medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
Aspecto físico: Comprimido de 500mg: Circular de cor branca.
Comprimido de 850mg: Oblongo de cor branca.
Características Organolépticas: Os comprimidos de Teutoformin® apresentam odor característico.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORADO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Posologia, dosagem e instruções de uso de Teutoformin
Modo de uso: Tome os comprimidos de Teutoformin® junto com as refeições, iniciando o tratamento com doses pequenas que podem ser gradualmente aumentadas.Isto permite reduzir a ocorrência de efeitos colaterais gastrintestinais e identificar a dose mínima necessária ao controle adequado da glicemia. As doses devem ser divididas. Por exemplo, se a dosagem diária indicada é de 2 comprimidos, deve-se tomar 1 comprimido durante o café da manhã e 1 comprimido durante o jantar. Não existe regime posológico fixo para o tratamento da hiperglicemia no diabetes mellitus com a metformina ou qualquer outro agente farmacológico. Aposologia da metformina deve ser individualizada, tomando como bases a eficácia e a tolerância ao produto. Não exceda a dose máxima recomendada que é de 2550mg. Em crianças acima de 10 anos a dose máxima diária de metformina não deve exceder 2000mg.
Posologia: Comprimidos de 500mg: A dose inicial é de um comprimido duas vezes ao dia (no café da manhã e no jantar). Se necessário a dose será aumentada, semanalmente, de um comprimido até chegar ao máximo de cinco comprimidos diários, equivalentes a 2500mg de metformina (dois no café da manhã, um no almoço e dois no jantar). Em crianças acima de 10 anos a dose máxima diária de metformina não deve exceder 2000mg.
Comprimidos de 850mg: A dose terapêutica inicial é de um comprimido no café da manhã. Conforme a necessidade, a dose será aumentada, a cada duas semanas, de um comprimido, até chegar ao máximo de três comprimidos, equivalentes a 2550mg de metformina (um no café da manhã, um no almoço e um no jantar). Em crianças acima de 10 anos a dose máxima diária de metformina não deve exceder 2000mg.
Posologia em indicações específicas:
Pacientes diabéticos do tipo 2 (não-dependentes de insulina): Ametformina pode ser usada isoladamente ou em combinação com outros agentes antidiabéticos, como as sulfonilureias. Se a metformina for usada em substituição ao tratamento com outros hipoglicemiantes orais (exceto a clorpropamida), a troca pode ser feita imediatamente. Não há necessidade de redução prévia das doses do hipoglicemiante oral, nem de intervalo de tempo entre o fim do tratamento com o hipoglicemiante oral e o início do tratamento com a metformina. Se o agente hipoglicemiante usado for a clorpropamida, na passagem para a metformina, durante duas semanas, deve-se estar atento à possibilidade de reações hipoglicêmicas, devido à retenção prolongada da clorpropamida no organismo.
Pacientes diabéticos do tipo 1 (dependentes de insulina): A metformina nunca substitui a insulina em casos de diabetes dependentes de insulina. Aassociação de metformina pode, no entanto, permitir redução nas doses de insulina e obtenção de melhor estabilização da glicemia. Os resultados obtidos a partir da mensuração dos níveis de glicose no sangue capilar permitirão estabelecer a dose adequada de insulina. Se a dose de insulina for menor que 40 unidades ao dia, a metformina é administrada na dose usual de dois comprimidos ao dia (um pela manhã e um à noite), aumentando-se para três comprimidos ao dia, se necessário. Adose de insulina é, simultaneamente, reduzida de 2 a 4 unidades a cada dois dias. Se a dose de insulina for maior que 40 unidades ao dia, é aconselhável hospitalizar o paciente para efetuar a combinação. Ametformina é administrada na dose de dois comprimidos ao dia, aumentando-se para três comprimidos, se necessário. Simultaneamente, a dose diária de insulina é reduzida, a partir do primeiro dia, de 30 a 50%. Os valores da glicemia orientarão a diminuição progressiva ulterior das doses de insulina.
Síndrome dos ovários policísticos: A posologia é de, usualmente, 1000 a 1500mg por dia (2 ou 3 comprimidos de 500mg) divididos em 2 ou 3 tomadas.
Aconselha-se iniciar o tratamento com dose baixa (1 comprimido de 500mg/dia) e aumentar gradualmente a dose baixa (1 comprimido de 500mg a cada semana) até atingir a posologia desejada.Em alguns casos, pode ser necessário o uso de 1 comprimido de 850mg 2 a 3 vezes ao dia (1700 a 2250mg/dia).
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Interrupções no tratamento de Teutoformin
Caso você tenha esquecido da administração de uma dose, não dobre a dosagem para atingir a dose diária indicada. Tome este medicamento diariamente, sem interrupção, exceto quando orientado pelo médico.
Reações adversas de Teutoformin
PODEM OCORRER AS REAÇÕES INDESEJÁVEIS DESCRITAS A SEGUIR (AS FREQUÊNCIAS SÃO DEFINIDAS EM - MUITO COMUNS: >1/10; COMUNS: >1/100 E <1/10; INCOMUNS: >1/1000 E <1/100; RARAS:>1/10.000E <1/1000; MUITO RARAS:<1/10.000; CASOS ISOLADOS).
METABOLISMO E NUTRIÇÃO
MUITO RARAS: ACIDOSE LÁCTICA.
RARAS: HIPOGLICEMIA. DIMINUIÇÃO DAABSORÇÃO DE VITAMINA B12, COM REDUÇÃO DOS NÍVEIS SÉRICOS DURANTE TRATAMENTO A LONGO PRAZO COM METFORMINA.
RECOMENDA-SE CONSIDERAÇÃO DA ETIOLOGIASE O PACIENTE APRESENTAR ANEMIA MEGALOBLÁSTICA.
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
COMUNS: DISTÚRBIOS DO PALADAR, DOR DE CABEÇA.
DISTÚRBIOS GASTRINTESTINAIS
MUITO COMUNS: NÁUSEA, VÔMITO, DIARRÉIA, INDISPOSIÇÃO ESTOMACAL, GASES, PERDA DE PESO E PERDADO APETITE. ESTAS REAÇÕES OCORREM MAIS FREQUENTEMENTE DURANTE O INÍCIO DO TRATAMENTO E REGRIDEM ESPONTANEAMENTE NAMAIORIADAS VEZES. PARAPREVENI-LAS, RECOMENDA-SE QUE O PRODUTO SEJA ADMINISTRADO EM 2 OU 3 TOMADAS DIÁRIAS. UM LENTO AUMENTO DA DOSE TAMBÉM PODE MELHORAR A TOLERABILIDADE GASTRINTESTINAL.
DISTÚRBIOS HEPATOBILIARES
MUITO RARAS: ANORMALIDADES EM TESTES DAFUNÇÃO HEPÁTICA OU HEPATITE QUE SE RESOLVE COM DESCONTINUAÇÃO DO TRATAMENTO.
PELE E TECIDO SUBCUTÂNEO
MUITO RARAS: REAÇÕES NA PELE TIPO ERITEMA, PRURIDO E URTICÁRIA.
Superdosagem de Teutoformin
Conduta em caso de superdose: Asegurança da metformina é amplamente assegurada, uma vez que hipoglicemias não têm sido relatadas com o uso de metformina em doses de até 85g (máximo preconizado de 2,55g). Entretanto nestas doses extremamente elevadas, chegando a 40 vezes à dose terapêutica, pode ocorrer acidose lática, a qual deve ser tratada em ambiente hospitalar, através de hemodiálise.
Nº do lote e data de fabricação: VIDE CARTUCHO
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Farm. Resp.: Andreia Cavalcante Silva
CRF - GO nº2.659
M.S.no 1.0370.0218
LABORATÓRIO
TEUTO BRASILEIRO S/A.
CNPJ-17.159.229/0001-76
VP7 - D Módulo 11 Qd. 13 - DAIA
CEP 75132-140 - Anápolis - GO
SAC teuto 0800621800
sac@teuto.com.br
Indústria Brasileira