Possui graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (1990), Residência em Cirurgia Geral e Urologia pela Escol...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Anúria?
A anúria é a ausência da produção de urina pelos rins. Em condições normais, os rins são responsáveis pela filtração do sangue para remover resíduos tóxicos e excesso de fluidos (como ureia, creatinina e ácido úrico), resultando na formação de urina.
Em quadros de anúria, a pessoa não consegue urinar ou produz uma quantidade muito pequena de urina, normalmente inferior a 100ml por dia — o que pode indicar alterações no sistema urinário, como insuficiência renal ou obstrução dos ureteres. Dependendo da causa, pode haver inchaço, hipertensão arterial, dor na região das costas e sede.
Causas
A causa mais frequente da anúria é a insuficiência renal aguda, em que os rins não conseguem filtrar resíduos, sais e líquidos do sangue corretamente. Isso possibilita que os resíduos cheguem a níveis perigosos e afetem a composição química do sangue. A produção insuficiente de urina é um dos principais sintomas da condição.
A anúria também pode ser causada por outros problemas que afetam diretamente os rins e as vias urinárias, segundo José Carlos Truzzi, urologista do Fleury Medicina e Saúde. São eles:
- Obstrução das vias urinárias causadas por cálculos renais
- Uso de alguns medicamentos que podem provocar lesão renal, diminuindo significativamente o volume urinário
- Alterações metabólicas que, ao longo do tempo, podem prejudicar o funcionamento dos rins, como diabetes
- Obstrução da uretra decorrente do aumento da próstata
- Tumores renais
Em alguns casos, a anúria pode ser consequência de fatores que impedem a chegada de sangue até os rins, impedindo a produção de urina, como:
- Sepse
- Desidratação severa
- Perda sanguínea intensa
Leia também: O que causa dor ao urinar? Veja possíveis razões e como tratar
Diagnóstico
O diagnóstico da anúria é feito por um urologista ou nefrologista e se baseia na observação da redução do volume urinário, normalmente inferior a 100ml por dia em 24 horas, e na história clínica do paciente, que pode identificar fatores de risco e causas associadas. Exames laboratoriais (de sangue e urina) e de imagem (como ultrassom), também são necessários para avaliar o funcionamento e as estruturas dos rins e se existe uma obstrução dos ureteres.
Leia também: Ir ao banheiro muitas vezes é preocupante?
Buscando ajuda médica
A ausência ou a diminuição de urina é uma situação séria que precisa de atenção médica, pois pode indicar problemas nos rins, no trato urinário ou em outros órgãos relacionados à eliminação de resíduos do corpo. Por isso, se você perceber uma redução visível e consistente no volume de urina, procure atendimento imediatamente.
Tratamento
O tratamento de anúria é indicado pelo especialista de acordo com a causa, os sintomas e o estado de saúde do paciente. Em casos de obstrução dos ureteres, seja por cálculos ou por um tumor, pode ser indicado um procedimento (feito por sonda) para corrigir a obstrução e favorecer a eliminação de urina.
Quadros de desidratação são tratados a partir da reposição de água e sais minerais perdidos, como sódio e potássio. Em alguns casos, a ingestão pode ser feita administrando soluções intravenosas.
Já quadros de insuficiência renal podem ser tratados a partir do uso de medicamentos e hemodiálise, procedimento que envolve o desvio de sangue para fora do corpo em uma máquina que filtra os resíduos para que sangue limpo seja devolvido ao corpo. Em último caso, quando a insuficiência já está avançada, pode ser recomendada a realização de um transplante renal.
Em todos os casos, é importante manter o tratamento de doenças subjacentes, como diabetes, a fim de evitar complicações relacionadas ao funcionamento dos rins.
Complicações possíveis
A anúria é uma emergência médica potencialmente grave que, se não tratada adequadamente, pode resultar em inúmeras complicações à saúde, inclusive na morte do paciente. Quando o rim para de funcionar pode haver:
- Aumento da pressão arterial
- Mau funcionamento de outros órgãos, como o coração
- Acúmulo de substâncias tóxicas no organismo
Referências
Manual MSD