Possui graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (1990), Residência em Cirurgia Geral e Urologia pela Escol...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO Dr. Ailton Fernandes tem Mestrado e Doutorado em Disfunções Miccionais. É especialista em doenças do aparelho urinário...
iO que é Disúria?
A disúria é um sintoma clínico caracterizado por uma sensação de dor, ardor ou desconforto ao urinar. Ocorre mais comumente em mulheres, especialmente em mulheres jovens e em pessoas sexualmente ativas. Na maioria das vezes, a dor ao urinar é causada por uma infecção urinária simples, mas uma avaliação médica completa é necessária para o diagnóstico correto.
Causas
O que pode ser a dor ao urinar?
Embora frequentemente esta manifestação indique a presença de uma infecção urinária, a dor ao urinar pode ter uma variedade de causas. A infecção do trato urinário, envolvendo, bexiga, uretra ou rins, é de longe a causa mais comum de disúria.
Considerando as estruturas anatômicas que podem ser alvo de infeções, os tipo mais comuns de infecções são:
- Cistite (infecção da bexiga)
- Pielonefrite (infecção renal)
- Prostatite (infecção da próstata)
- Uretrite (inflamação da uretra)
Outras condições clínicas também podem causar o quadro, como listado abaixo:
- Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)
- Trauma uretral ou da bexiga e procedimentos cirúrgicos que manipulam estas estruturas
- Obstruções, estreitamentos ou malformações anatômicas que acometem a uretra ou a próstata
- Inflamações da genitália ou dos testículos
- Cálculos renais, principalmente quanto estão descendo pelos ureteres
- Irritação, reação externa ou alergia a duchas ou produtos irritantes como creme e sabão
- Dor pélvica crônica/cistite intersticial que se manifesta com dor ao enchimento da bexiga e durante o processo de urinar
- Deficiência hormonal, como secura vaginal em mulheres pós-menopausa
- Doenças neurológicas (doença de Parkinson, esclerose múltipla, doença de Alzheimer, sequela de acidente vascular cerebral (AVC) etc. que afetam a micção e o esvaziamento efetivo da bexiga
-
Diabetes, em que a disfunção da micção é frequente
Saiba mais: Incontinência urinária: o que é, sintomas, remédios e como tratar
Diagnóstico
Diagnóstico de disúria
Para o diagnóstico da disúria, o médico primeiramente vai checar a sua história perguntando sobre sua saúde geral e episódios anteriores de disúria. Informações sobre a frequência de micção e história sexual e social fazem parte da investigação. O exame físico pode incluir avaliação do abdômen, dos órgãos genitais externos e exame ginecológico para as mulheres.
Em termos de exames laboratoriais, o exame de urina associado à urocultura é fundamental para o diagnóstico de infecção bacteriana. Nesses casos, um antibiograma é capaz de definir a sensibilidade da bactéria a vários antimicrobianos disponíveis no tratamento.
Caso haja suspeita de outras patologias, a ultrassonografia renal e de vias urinárias pode ser necessária. Demais exames estão condicionados às informações obtidas na história clínica.
Saiba mais: Uretrite: o que é, sintomas, tratamento e medicamentos
Fatores de risco
Os fatores de risco para disúria são relativos às doenças ou condições que causam a dor ou ardor ao urinar — como hábitos alimentares inadequados. Sabe-se que pessoas que ingerem poucos líquidos, por exemplo, têm mais chance de desenvolver cálculos e infecções urinárias, responsáveis pelo ardor ou queimação ao urinar. Relações sexuais desprotegidas também são um fator de risco na medida em que podem causar infecções sexualmente transmissíveis.
Buscando ajuda médica
Independente da intensidade, qualquer pessoa que apresente disúria deve sempre procurar por um atendimento médico para avaliação e diagnóstico. Alguns sintomas e características devem servir de alerta para problemas mais sérios, como:
- Febre
- Dor nas costas
- Náusea e vômitos
- Doenças do sistema imunológico
- Histórico recente de inserção de cateter na bexiga ou outro instrumento
- Episódios repetidos de dor ao urinar
- Uma anormalidade conhecida do trato urinário
Tratamento
Tratamento para a disúria
O tratamento da disúria vai depender da condição que possa estar levando a este sintoma. Em casos de infecção urinária, causa mais comum da dor ao urinar, medicamentos antibióticos e anti-inflamatórios podem ser recomendados. Já doenças da próstata devem ser avaliadas por um urologista e serem seguidas de um tratamento adequado.
Cuidados
Para aliviar a dor ou ardor ao urinar, o especialista pode receitar o uso de alguns analgésicos, além de orientar o aumento da hidratação.
Saiba mais: Dificuldade de iniciar a micção: causas e o que fazer
Prevenção
Dá para prevenir a disúria?
Algumas medidas de prevenção são importantes. É importante reforçar que estas são apenas dicas úteis, mas não garantem necessariamente a prevenção do quadro:
- Beber muitos líquidos
- Urinar na hora de dormir e após a relação sexual
- Não prender a urina por uma quantidade excessiva de tempo
- Ter uma boa higiene
- Evitar qualquer produto irritante na parte externa dos órgãos genitais
Referências
Manual MSD