Mestre e Doutor em Urologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutorado em Uro-Oncologia (UFPR). Pós-Doutorado...
iRedatora especializada na produção de conteúdo para família, beleza e alimentação.
O que é Uretrite?
A uretrite consiste na inflamação ou na infecção da uretra, o canal que transporta a urina da bexiga para fora do corpo. Normalmente tem como origem uma infecção sexualmente transmissível (IST's) e pode causar sintomas como queimação, dor e desconforto ao urinar, além de sangramento na urina e corrimento.
Causas
O que causa uretrite?
Diversas podem ser as causas da uretrite, como bactérias, vírus, fungos, química e traumas. Porém, o mais comum é que a uretrite seja causada por conta de uma infecção sexualmente transmissível.
Gonorreia e clamídia estão entre as principais doenças venéreas capazes de provocar a inflamação. Além delas, os vírus causadores de HPV e do herpes simples também podem estar envolvidos nas possíveis causas da uretrite.
Entre as bactérias que mais costumam causar uretrite estão: Nesseria gonorrheae (causadora da gonorreia), que pode desenvolver-se também na faringe e no canal do ânus, e Chlamydia trachomatis, que desenvolve-se dentro das células.
Outras bactérias que comumente provocam infecções no trato urinário também causam uretrite, como a Escherichia coli. Dentre as causas químicas, estão espermicidas, e os motivos traumáticos incluem uma cirurgia ou a presença de um corpo estranho na uretra.
Tipos
A uretrite é dividida em dois grandes grupos: em uretrite gonocócica e uretrite não gonocócica. A uretrite gonocócica surge por infecção com a bactéria Neisseria gonorrhoeae. Neste tipo as manifestações clínicas mais comuns são:
- Secreção uretral amarelo-esverdeada, em grande quantidade, purulenta e com mau cheiro proveniente da uretra
- Dificuldade e ardor ao urinar
- Vontade de urinar frequente com pouca quantidade de urina
- Habitualmente o período de incubação é mais curto: dois a cinco dias
Já a uretrite não gonocócica inclui as outras possíveis causas, como uma infecção por outras bactérias, em especial a Chlamydia trachomatis. As manifestações clínicas mais comuns são:
- Secreção esbranquiçada, em pequena quantidade (que se acumula após urinar)
- Ardor ao urinar
- Coceira na uretra
- Discreta dificuldade ao urinar
- Habitualmente o período de incubação é mais longo: de uma a duas semanas
Saiba mais: Infecção urinária: o que é, sintomas, causas e tratamento
Sintomas
Sintomas de uretrite
Os principais sintomas de uretrite podem ser diferentes em pessoas do sexo masculino e do sexo feminino.
Uretrite masculina sintomas
- Sangue na urina
- Sangue no sêmen
- Ardência e dor ao urinar (disúria)
- Secreção no pênis
- Febre (rara)
- Micção frequente e urgente
- Coceira, sensibilidade ou inchaço do pênis ou área da virilha
- Dor na relação sexual ou durante a ejaculação
Uretrite feminina sintomas
- Dor abdominal
- Queimação ao urinar
- Febre e calafrios
- Micção frequente e urgente
- Dor pélvica
- Secreção vaginal
“Os sintomas de uretrite podem ser muitas vezes confundidos com os de outro problema chamado síndrome uretral, que é uma inflamação da uretra, causando sintomas como dor abdominal, urgência urinária, dor e irritação ao urinar, além de sensação de pressão no abdômen. Neste caso, no entanto, não há agente etiológico (agente causador da doença), ressalta o urologista Marcelo Luiz Bendhack.
Diagnóstico
O diagnóstico de uretrite é feito em consulta médica, por meio de um exame físico e levando em conta o histórico clínico do paciente. Quando há dor ao urinar, por exemplo, costuma ser sinal de infecção. No entanto, alguns testes podem ser feitos para confirmar o diagnóstico, como:
- Exames de urina para detectar gonorreia, clamídia ou outras IST's
- Análise de uma amostra de secreção retirada da uretra
Exames de sangue geralmente não são necessários para o diagnóstico de uretrite, mas é possível que seja necessário realizá-los para eliminar possíveis outras causas envolvidas ou não com os sintomas.
Saiba mais: Exame de urina: para que serve, tipos e resultados
Fatores de risco
Como a principal causa de uma uretrite normalmente está relacionada a uma infecção sexualmente transmissível, os fatores de risco incluem, principalmente, exposição sexual desprotegida.
Pessoas do sexo feminino e do sexo masculino têm risco parecido de contrair a doença. Uma pessoa exposta a muitos parceiros sexuais está sob maior risco de contrair uretrite. Além disso, ter um histórico de doenças sexualmente transmissíveis aumenta o risco de uretrite.
Na consulta médica
Especialistas que podem diagnosticar uretrite são:
- Clínico geral
- Urologista
- Infectologista
Tratamento
Tratamento para uretrite
O tratamento para uretrite depende da causa. “Os anti-inflamatórios não esteroides ou não hormonais (AINH) continuam sendo o tratamento de primeira escolha, para alívio dos sintomas. Os corticosteroides se constituem como opção para certos casos (contraindicação aos primeiros)", explica Marcelo Bendhack
Segundo ele, determinados pacientes podem necessitar de analgésicos diferentes dos anti-inflamatórios e, até mesmo, raramente, de medicamentos especiais.
Confira o tratamento que é indicado para uretrite de acordo com a causa:
- Para bactérias: geralmente antibióticos
- Para vírus: cauterização (várias formas, como laser / eletrocauterização) e antivirais
- Para fungos: antifúngicos
- Para estenose de uretra (primária ou secundária à uretrite): dilatações uretrais, uretrotomia interna (pelo canal) ou uretroplastia (cirurgia plástica da uretra)
Medicamentos
Medicamento para uretrite
Os medicamentos para uretrite mais usados são:
- Amicacina
- Amoxicilina + Clavulanato de Potássio
- Androfloxin
- Bactrim
- Bacteracin e Bacteracin-F
- Cipro
- Clocef
- Clordox
- Cloridrato de Lidocaína
- Ceclor
- Cefaclor
- Cefalotina
- Ceftriaxona Dissódica
- Ceftriaxona Sódica
- Ciprofloxacino
- Clavulin
- Cystex
- Doxiciclina
- Flanax
- Hincomox
- Monuril
- Norfloxacino
- Metronidazol.
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Saiba mais: Gonorreia: o que é, sintomas, medicamentos e tempo de cura
Tem cura?
Uretrite tem cura?
Sim, a uretrite tem cura, principalmente quando diagnosticada precocemente. Com o diagnóstico e o tratamento corretos, a uretrite geralmente desaparece sem nenhuma complicação. Contudo, a infecção pode levar a um dano permanente na uretra, como no caso de surgimento de cicatriz nessa região, e a outros órgãos urinários tanto nos homens como nas mulheres.
Prevenção
Para prevenir uretrite, é importante adotar alguns cuidados, que incluem:
- Boa higiene pessoal
- Usar proteção durante o sexo, como camisinha
- Realizar exames periódicos
Convivendo (Prognóstico)
Durante o tratamento, o paciente diagnosticado com uretrite pode fazer uso de analgésicos para aliviar a dor. Mesmo assim, pessoas com uretrite devem evitar manter relações sexuais – ou então fazer uso irrestrito de preservativos.
Complicações possíveis
Homens com uretrite podem desenvolver infecção da bexiga (cistite), epididimite, infecção dos testículos (orquite) e infecção da próstata (prostatite).
Após uma infecção grave, a uretra pode ficar com cicatriz e, portanto, sofrer um estreitamento (estreitamento da uretra).
Já as mulheres que tiverem a doença podem acabar desenvolvendo as seguintes complicações: cistite, cervicite (uma irritação no colo do útero), além de doença inflamatória pélvica.
Referências
- Médico urologista Marcelo Luiz Bendhack
- Universidade de Centro Médico de Maryland
- Clínica Mayo, o primeiro e maior centro de medicina integrada do mundo
- Manual Merck, referência médica que abrange uma ampla gama de tópicos médicos, incluindo distúrbios, testes, diagnósticos e medicamentos
- NHS Choices, sistema público de saúde da Inglaterra e um dos quatro sistemas do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido