Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Tem experiência na área de Medicina, co...
iRedatora especializada em saúde, bem-estar, alimentação e família.
O que é Gama GT?
O exame de Gama GT, também conhecido como exame GGT ou gama glutamil transferase, serve para avaliar os níveis da enzima GGT, encontrada nos rins, no fígado, na vesícula biliar, no baço e no pâncreas. Em taxas elevadas, a enzima pode apontar problemas como pancreatite e cirrose.
“Quando temos algum grau de inflamação no fígado e nas vias biliares, temos a liberação da Gama GT que aumenta no sangue. Então, quando dosamos esse nível no exame e a enzima aparece aumentada, isso pode significar uma inflamação no fígado”, explica Fernanda Canedo, hepatologista do Pilar Hospital, do Grupo Hospital Care. É comum que o exame seja solicitado com a dosagem de fosfatase alcalina para auxiliar no diagnóstico.
Contraindicações
Não existem contraindicações para o exame de gama GT. No entanto, o médico pode dizer se você está apto a fazer o teste ou não. "Ele será indicado nos casos em que há suspeita de inflamação no fígado ou nas vias biliares", reitera a hepatologista.
Saiba mais: Limpeza hepática: é possível "desintoxicar" o fígado?
Considerações
Valores de referência da Gama GT
O valor de referência da gama GT mostrado aqui é apenas um guia, uma vez que esses números podem mudar de laboratório para laboratório. Além disso, o médico ou médica irá avaliar os resultados de acordo com o paciente e suas características, como idade e doenças relacionadas. Os resultados variam muito em crianças e bebês, sendo considerado o nível de gama GT normal em crianças de até os 10 anos de idade:
- 0 a 1 mês: até 151 U/L
- 1 a 2 meses: até 114 U/L
- 2 a 4 meses: até 81 U/L
- 4 a 7 meses: até 34 U/L
- 7 a 12 meses: até 23 U/L
- 1 a 2 anos: até 24 U/L
- 2 a 5 anos: 1 a 20 U/L
- 5 a 10 anos: 3 a 22 U/L
A partir dos 10 anos de idade os resultados do exame de gama GT variam apenas conforme o sexo. Veja:
- Feminino: 8 a 41 U/L
- Masculino: 12 a 73 U/L
Saiba mais: Derrube nove mitos sobre exames médicos
Gama GT alto
Pode-se considerar o nível de Gama GT alterado quando os valores fogem dos valores de referência. O gama GT elevado pode indicar:
- Alcoolismo
- Diabetes
- Bloqueio no fluxo de bile para o fígado
- Insuficiência cardíaca
- Hepatites
- Isquemia hepática
- Necrose hepática
- Câncer de fígado
- Doença pulmonar
- Doença pancreática
- Cirrose
- Uso de medicamentos tóxicos ao fígado
O exame de gama GT pode ajudar a diagnosticar doenças ósseas quando combinados com o exame de fosfatase alcalina. Isso porque a fosfatase alcalina se eleva quando aumenta a formação de tecido ósseo novo, como na doença de Paget e alguns tipos de câncer ósseos.
Gama GT baixo
O valor da Gama GT baixo é semelhante aos níveis de referência normais, o que significa que não há a presença de doenças hepáticas ou abuso de álcool. No entanto, se o exame estiver associado ao exame de fosfatase alcalina com níveis elevados, o Gama GT baixo pode indicar deficiência de vitamina D ou doenças ósseas.
Quando fazer o exame de Gama GT?
O exame de Gama GT pode ser feito quando o paciente tem um nível de fosfatase alcalina elevado, pode ser associado a outros testes de função hepática quando há sinais ou sintomas sugestivos de doenças do fígado que possam apresentar:
- Fraqueza
- Fadiga
- Perda de apetite
- Náusea e vômitos
- Dor abdominal
- Icterícia
- Urina escura
- Fezes claras ou esbranquiçadas
- Coceira
Não há uma periodicidade para se realizar a dosagem de gama GT. Tudo dependerá das orientações do médico e da presença ou ausência de problemas que podem ser acompanhados pelo exame, como alcoolismo ou doença hepática.
Preparo do exame de Gama GT
Para o preparo do exame de Gama GT é necessário fazer um jejum de 8 horas, evitar bebidas alcoólicas por 24 horas e alguns medicamentos devem ser suspendidos conforme orientação médica.
Saiba mais: Colesterol total: o que é, causas do aumento e valores de referência
Como é feito o exame de Gama GT?
O exame de Gama GT é feito por um profissional de saúde, em um hospital ou laboratório, semelhante à coleta de sangue de hemograma e demora poucos minutos para ser realizado.
O que pode afetar o resultado?
Algumas situações podem afetar os resultados do exame de Gama GT, como:
- Uso de alguns medicamentos, que podem ser listados pelo médico
- Consumo de bebida alcoólica nas 24 horas anteriores ao teste
- Tabagismo
Referências
MedlinePlus - enciclopédia médica do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, com base na Biblioteca Nacional de Medicina. Traz informações sobre doenças, condições e questões de bem-estar.