Graduação em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), residência médica em dermatologia pelo Hospital dos S...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O que é Púrpura?
Púrpura é o nome que se dá às manchas e às placas de cor roxa ou vermelha que aparecem na pele, nos órgãos e nas membranas mucosas, incluindo o revestimento da boca. Essas manchas não desaparecem quando pressionadas e são causadas pelo acúmulo de sangue debaixo da pele. A condição pode provocar sintomas como dores no local da mancha, febre e sangramentos.
Causas
A púrpura ocorre a partir da inflamação dos vasos sanguíneos abaixo da pele, que geram acúmulo de sangue e formam manchas. As causas dessas inflamações são diversas, podendo variar de acordo com o tipo.
Púrpura não-trombocitopênica
As púrpuras não-trombocitopênicas, como a púrpura senil e a púrpura fulminante, podem ser causadas por:
- Amiloidose
- Coagulopatias
- Citomegalovírus congênito
- Síndrome de rubéola congênita
- Drogas que afetam a função das plaquetas
- Hemangioma
- Alterações de pressão que ocorrem durante o parto vaginal
- Escorbuto
- Uso de medicamentos esteroides
Púrpura trombocitopênica
Já as púrpuras trombocitopênicas, idiopática ou trombótica, podem ser resultado de:
- Medicamentos que impedem a formação de plaquetas
- Trombocitopenia neonatal imune (pode ocorrer em bebês cujas mães têm púrpura trombocitopênica idiopática)
- Meningococcemia (um tipo de púrpura saliente)
Saiba mais: Cor da pele irregular: Tratamentos e Causas
Tipos
As púrpuras podem ser categorizadas como:
- Púrpuras trombocitopênicas: caracterizadas por possuírem contagem de plaquetas abaixo do normal. É o caso de púrpura trombocitopênica idiopática e púrpura trombocitopênica trombótica
- Púrpuras não-trombocitopênicas: caracterizadas por possuírem contagem normal de plaquetas no sangue. É o caso de púrpura de Henoch Schönlein e púrpura senil
Entre elas, há diferentes tipos de púrpura, como:
Púrpura trombocitopênica idiopática (PTI)
A púrpura trombocitopênica idiopática (PTI) é uma doença autoimune caracterizada pelo baixo número de plaquetas, células responsáveis pela coagulação do sangue. Ela pode ser identificada por pequenos pontos vermelhos na pele e sangramento pelo nariz. Esse tipo de púrpura atinge uma em cada 10 mil pessoas e é mais comum em mulheres.
Púrpura trombocitopênica trombótica (PTT)
A púrpura trombocitopênica trombótica (PTT) é uma doença causada pela formação de pequenos coágulos de sangue que bloqueiam o fluxo sanguíneo para órgãos vitais, como o cérebro, coração e rins. Esse bloqueio pode danificar órgãos e romper os glóbulos vermelhos, além de causar a redução do número de plaquetas.
Púrpura senil
A púrpura senil é mais comum em idosos e está relacionada a atrofia de tecidos da pele e à maior fragilidade dos vasos sanguíneos. A condição acontece devido ao envelhecimento natural do organismo, podendo se manifestar a partir dos 65 anos.
Púrpura de Henoch Schönlein
A púrpura de Henoch Schönlein, também conhecida como púrpura anafilactóide ou púrpura reumática, é mais comum em crianças e adolescentes. A causa desse tipo de púrpura é desconhecida, porém é provável que ela seja desencadeada por infecções das vias áreas, como resfriados, gripes e amidalite. Outros possíveis fatores são vacinas, medicamentos, alimentos, picadas de inseto e exposição ao frio.
Sintomas
Sintomas de púrpura
Os principais sintomas de púrpura são:
- Manchas vermelhas na pele
- Pintas vermelhas espalhadas pelo corpo
- Sangramentos no nariz, gengiva, trato urinário ou intestino
- Dores no local das manchas
- Febre
Diagnóstico
O diagnóstico de púrpura pode ser feito de diferentes maneiras, de acordo com cada tipo. A púrpura trombocitopênica idiopática pode ser identificada através da análise dos sintomas e do exame de sangue com indicação de menos de 10.000 plaquetas/mm³.
Já na púrpura trombocitopênica trombótica, o diagnóstico pode ser feito através da avaliação dos sintomas, além de exames como hemograma completo. Já os diagnósticos de púrpura de Henoch Schönlein e púrpura senil são clínicos.
Saiba mais: Sarcopenia: o que é, tratamento e se tem cura
Na consulta médica
Especialistas que podem diagnosticar púrpura são
- Clínico geral
- Cardiologista
- Dermatologista
- Infectologista
- Hematologista
Tratamento
O tratamento para púrpura é direcionado para cada tipo da doença.
- Púrpura trombocitopênica idiopática: uso de medicamentos que diminuam a função do sistema imune, injeção de imunoglobulinas ou uso de medicamentos que estimulam a produção de plaquetas pela medula óssea
- Púrpura trombocitopênica trombótica: realização de plasmaférese, processo de filtração do sangue
- Púrpura senil: não é necessário tratamento, pois não apresenta riscos à saúde
- Púrpura de Henöch-Schönlein: não é necessário tratamento, apenas requer repouso e acompanhamento médico. Quando há dor, pode-se fazer o uso de anti-inflamatórios ou analgésicos
Medicamentos
A púrpura pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Os medicamentos mais comuns no tratamento de púrpura são:
Tem cura?
Púrpura tem cura?
A púrpura tem cura. Geralmente, a doença dura poucos dias, Com o auxílio profissional, o tratamento correto tem efeito e os sintomas desaparecem.
Mais Sobre
Fotos de púrpura
Atenção! As fotos a seguir são fortes:
Referências
Ministério da Saúde
Mayo Clinic
MSD Manuals