Especialista em medicina do sono no Instituto do Sono, realizou o curso de cirurgias para apneia do sono no complexo Flo...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O que é Zumbido no ouvido?
O zumbido no ouvido é um som percebido na ausência de um estímulo sonoro do ambiente, sem origem definida. Ele pode se manifestar como chiado, estalo, zunido, apito, entre outras formas. O zumbido não é uma doença em si, mas um sintoma de alguma condição de saúde, como excesso de cera, infecção de ouvido, ansiedade ou perda auditiva.
Causas
O que pode ser zumbido no ouvido?
Condições que levam ao zumbido podem ter origem no próprio sistema auditivo ou em outros sistemas que afetam o ouvido de forma indireta. Os principais problemas que podem ser causas de zumbido no ouvido são:
- Perda auditiva ao envelhecer
- Exposição a ruídos altos
- Infecção no ouvido
- Excesso de cera
- Lesões no ouvidos
- Alterações dos ossículos da audição
- Doença de Ménière
- Neurinoma do acústico
- Desvios de coluna
- Doenças cardiovasculares
- Enxaqueca
- Colesterol alto
- Diabetes
- Hipertensão
- Labirintite
- Tumor cerebral
- Disfunções da articulação da mandíbula
- Consumo excessivo de cafeína
- Alterações hormonais
- Depressão e ansiedade
- Estresse
- Alcoolismo
- Tabagismo
- Uso de medicamentos tóxicos
Zumbido no ouvido ao deitar
São comuns relatos de pacientes que se queixam de zumbido no ouvido ao deitar. Geralmente, o zumbido ocorre devido à alteração do fluxo sanguíneo do canal auditivo quando nos deitamos. No entanto, é necessário prestar atenção ao sintoma e buscar ajuda profissional caso o problema se intensifique ou novos sinais apareçam.
Saiba mais: Dor de ouvido: como aliviar, remédios e causas
Diagnóstico
O diagnóstico de zumbido no ouvido é feito clinicamente, com a análise dos sintomas e do histórico de saúde do paciente. O médico pode testar a capacidade auditiva através da audiometria e solicitar a realização de outros exames para investigar possíveis causas do problema.
Entre as especialidades que podem diagnosticar um zumbido no ouvido estão:
- Clínica médica
- Otorrinolaringologia
- Neurologia
- Endocrinologia
- Ortopedia
- Reumatologia
Tratamento
Tratamento para zumbido no ouvido
O tratamento para o zumbido no ouvido deve ser direcionado à origem do problema. Em casos de perda auditiva, dependendo do grau, o uso de aparelhos auditivos podem abrandar o sintoma ou mesmo eliminá-lo o zumbido, por exemplo.
A avaliação precisa ser cautelosa para que se afaste problemas mais sérios, como tumores da via auditiva. Além disso, determinados medicamentos podem tanto causar quanto agravar o zumbido e a perda auditiva, reforçando a necessidade de acompanhamento caso a caso. Conforme avaliação médica, pode ser necessária a troca de medicações.
Alterações na dieta e estilo de vida, prática de exercícios físicos, e o manejo de doenças que possam causar o sintoma, como hipertensão, colesterol alto e diabetes, também fazem parte do tratamento. Na suspeita de doenças cardiovasculares, a avaliação cardiológica é importante.
Em casos em que o zumbido no ouvido é fruto de um início de surdez, outras terapias são possíveis, como a Terapia de Habituação ao Zumbido, que consiste em acostumar o cérebro aos estímulos sonoros constantes.
Saiba mais: Secreção nos ouvidos: tipos, causas e o que fazer
Medicamentos
Um zumbido no ouvido pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. No entanto, os medicamentos mais comuns no tratamento de zumbidos no ouvido são:
Tem cura?
Zumbido no ouvido tem cura?
Na maior parte dos casos, o zumbido no ouvido tem cura. O primeiro passo para saber se é possível acabar com o zumbido no ouvido é através da investigação da causa, uma vez que o sintomas pode estar associado a situações como obstrução do canal auditivo.
Nestes casos, o zumbido pode desaparecer em poucos dias. Já no caso de doenças de maior gravidade, o tratamento é diferente. Eventualmente, nesses cenários, o zumbido pode não ter tratamento específico e ser uma condição crônica.
Saiba mais: Cera de ouvido pode revelar nível de estresse de uma pessoa
Prevenção
Zumbido no ouvido o que fazer?
A adoção de alguns hábitos pode ajudar a evitar ou a reduzir o zumbido no ouvido, como:
- Evite a longa exposição a volumes muito altos
- Pratique atividade física
- Alimente-se bem
- Cuide da saúde mental
- Fique atento aos níveis da pressão arterial e do colesterol
- Tenha uma rotina de sono adequada
Referências
Ministério da Saúde
Clínica Mayo
Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia
Manual MSD