Otorrinolaringologista cirurgião formado pela FMUMC, com residência médica pelo Hospital CEMA e Fellowship em Cirurgia O...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O que é Lavagem nasal?
A lavagem nasal é um procedimento feito para lavar a parte interna do nariz, removendo secreções e partículas de poluição, terra, pó ou poeira que podem ser inspiradas. A técnica também pode ser bastante eficaz para descongestionar o nariz em quadros de infecções respiratórias e alergias, como gripe, bronquite, bronquiolite, sinusite e rinite.
O procedimento é feito com soro fisiológico 0,9% e uma seringa ou garrafa própria para lavagem nasal. Ao injetá-lo em uma narina, o líquido atinge o topo da cavidade nasal e sai pelo outro lado, promovendo uma limpeza profunda e eliminando secreções.
“Fazer a lavagem nasal no dia a dia, mesmo sem sintomas respiratórios, é um hábito saudável, principalmente para quem vive na cidade, mas para quem está no campo e tem contado com a terra também”, afirma o otorrinolaringologista Mohamad Saada. “Do mesmo jeito que escovamos os dentes, limpamos a nossa pele e tomamos banho todos os dias, temos que limpar nosso nariz também”, completa.
Inclusive, é possível e indicado fazer lavagem nasal em bebê, o que ajuda no tratamento de infecções respiratórias, como a bronquiolite. A seguir, entenda mais sobre os benefícios e como fazer lavagem nasal.
Benefícios da lavagem nasal
Os benefícios da lavagem nasal são diversos, como:
- Purifica o nariz
- Elimina alérgenos, como fuligem, pó, poeira e pelos de animais
- Elimina o muco produzido durante quadros de gripe, rinite, sinusite e resfriados
- Remove crostas de secreção
- Melhora a respiração
- Reduz a inflamação das vias aéreas
Contraindicações
A única contraindicação da lavagem nasal é para pessoas com doenças ou condições neurológicas, como paralisia cerebral ou sequelas decorrentes de AVC. “Na hora de fazer a lavagem, essas pessoas podem não ter o reflexo de tossir caso o líquido entre pela garganta, fazendo com que ele desça. Além disso, a coordenação motora pode estar debilitada, não sendo indicado fazer a lavagem”, afirma o especialista.
Considerações
Pode usar água para fazer lavagem nasal?
A água pura não é indicada para a lavagem nasal. “Ela pode irritar o nariz e trazer mais consequências do que benefícios”, alerta o otorrinolaringologista. “A lavagem deve ser feita apenas com soro fisiológico 0,9% ou, então, com uso de sachês específicos em que o soro pode ser preparado com água filtrada e fervida, tornando-se o soro fisiológico”, completa.
Tentei fazer a lavagem nasal e o soro saiu pela mesma narina. E agora?
Caso o soro saia pela mesma narina, há duas hipóteses possíveis: ou a técnica foi feita incorretamente, com erro no direcionamento do fluxo do soro (pode ser necessário inclinar mais a cabeça para o lado ou ajustar o posicionamento da seringa, por exemplo). Ou, então, há uma obstrução intensa no nariz.
“Se isso estiver acontecendo e a pessoa não conseguir fazer a lavagem, ela não deve forçar. É indicado procurar um otorrino, para que ele oriente a maneira correta de fazer a lavagem”, ressalta Mohamad.
Como fazer lavagem nasal?
A lavagem nasal pode ser feita com seringa ou com um aparelho próprio para o procedimento, como uma garrafa ou um lavador nasal. A quantidade de soro fisiológico que deve ser usada varia de acordo com a faixa etária, mas em crianças maiores de dois anos, adolescentes e adultos, pode ser 10 mL (mililitros).
O passo a passo de como fazer lavagem nasal é:
- Encha a seringa ou garrafa com soro fisiológico, até 10 mL, aproximadamente
- Incline o corpo para frente e incline a cabeça levemente para o lado contrário da narina onde irá inserir a seringa
- Coloque a seringa na narina e pressione até que o soro saia pela outra narina
- Repita a técnica do outro lado
- Faça todo o procedimento respirando pela boca, deixando-a aberta durante o processo
- Assoe o nariz após o procedimento, para retirar o máximo de secreção possível
Caso tenha dificuldade para realizar a lavagem nasal em pé, é possível realizá-la deitado. Para isso, posicione uma tigela ou outro recipiente abaixo de sua cabeça para reter a secreção e o soro que escorre do nariz.
Como fazer lavagem nasal em bebê?
Para fazer a lavagem nasal em bebê de até dois anos é recomendado usar seringas pequenas, inserindo 5 mL de soro fisiológico em cada narina. Veja o passo a passo de como fazer lavagem nasal em bebê:
- Segure o bebê no colo, de frente para o espelho
- Segura a cabeça do bebê e coloque a seringa na narina
- Pressione rapidamente, para que o jato de soro entre em uma nariz e saia pela outra