Letícia Carbinatti, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), atua em emagrecimento, saúde e bem-est...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O que é Cenoura?
A cenoura é a raiz comestível da planta Daucus carota, originária da Ásia e da Europa. Considerada legume, a cenoura possui formato alongado, sabor levemente doce e pode ser encontrada nas cores laranja, amarela, vermelha e branca. É rica em fibras e betacaroteno, antioxidante que favorece a saúde ocular e combate radicais livres.
Propriedades
A cenoura é rica em poderosos antioxidantes que promovem diversos benefícios à saúde, como explica Letícia Carbinatti, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais.
“A principal propriedade da cenoura são os carotenoides. Também se destaca um poderoso antioxidante chamado betacaroteno, responsável pela produção de vitamina A. Eles atuam contra os danos oxidativos e inflamatórios”, informa. O alimento ainda possui grande quantidade de fibras, vitamina C, potássio, magnésio, ferro, cálcio, fósforo e luteína.
Cenoura engorda?
A cenoura possui baixo teor calórico, tendo 41 calorias em 100g, e pode auxiliar na perda de peso devido às fibras. “As fibras contribuem para esse processo porque retardam o tempo de digestão dos alimentos, contribuindo para controle da fome ao longo do dia”, esclarece a nutricionista.
Segundo Letícia Carbinatti, não existe uma quantidade específica de cenouras que podem ser consumidas diariamente, mas recomenda de três a quatro porções (aproximadamente três cenouras pequenas).
Saiba mais: 10 alimentos que você deveria comer todos os dias (feijão é um deles!)
Benefícios
Os principais benefícios da cenoura são:
Favorece a saúde ocular
A cenoura possui betacaroteno (vitamina A) e luteína, dois antioxidantes que protegem os olhos da ação de agentes perigosos, como a luz nociva. Um estudo, publicado no Journal of the American Medical Association, apontou que a luteína reduz o risco de degeneração macular.
Ajuda a combater a prisão de ventre
De acordo com a especialista, as fibras presentes na cenoura ajudam no equilíbrio da flora intestinal e atuam contra a prisão de ventre “aumentando o volume das fezes e estimulando os movimentos naturais do intestino”.
Protege a pele
Os carotenoides da cenoura possuem ação protetora na pele contra os danos causados pelos raios ultravioletas. Dessa forma, o consumo do alimento ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e reduz o risco do desenvolvimento do câncer de pele.
Fortalece o sistema imunológico
As vitaminas A e C e os antioxidantes da cenoura ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Isso porque esses nutrientes melhoram a resposta imunológica do organismo no combate a vírus e bactérias.
Ajuda a reduzir o colesterol
O betacaroteno pode ser um aliado para quem precisa reduzir os níveis de colesterol, como indicou um trabalho científico publicado no European Journal of Nutrition. “[O betacaroteno] combate os radicais livres no sangue, impedindo a oxidação das células de gordura, diminuindo, assim, os níveis de colesterol ‘ruim’, o LDL”, elucida a nutricionista.
Controla o açúcar no sangue
A cenoura ajuda no controle da diabetes por ser um alimento rico em fibras. “[As fibras] auxiliam na velocidade de absorção do açúcar das refeições, que por consequência também ajuda no controle dos níveis de insulina e glicose no sangue”, afirma Carbinatti.
Ajuda a manter o bronzeado
Para quem gosta de manter o bronzeado após um dia de sol, a cenoura não pode ficar de fora da dieta. Isso porque a luteína e o betacaroteno estimulam a pigmentação da pele fazendo com que o bronzeado dure mais tempo.
Como consumir ?
A cenoura é um alimento que pode ser acrescentado em diferentes pratos no dia a dia. Algumas das formas de consumo que a nutricionista recomenda são:
- Lanches intermediários: panqueca de cenoura, bolo de cenoura
- Sucos: cenoura com laranja e beterraba, cenoura com maçã, água de coco e gengibre
- Refeições principais: ralada, grelhada, cozida, no forno, para acompanhamento de uma boa fonte de proteína e carboidrato, como suflê, sopa, omelete, quiche, gratinada
- Saladas: crua ou ralada
Receitas com cenoura
Confira algumas receitas com cenoura:
Muffin de cenoura com chocolate
Cenouras assadas com queijo branco
Saiba mais: Receitas com cenoura: 7 opções para enriquecer a dieta
Contraindicações
De forma geral, a cenoura não possui contraindicações. No entanto, Letícia Carbinatti alerta que o consumo em excesso pode ter efeitos nocivos.
“Se você consumir grande quantidade de cenoura pode trazer muito betacaroteno para o sangue. E, por ser uma molécula solúvel em gordura, as quantidades excessivas se acumulam na camada mais externa da pele. E por consequência, você vai ficar com a pele amarela ou laranja, principalmente nas palmas das mãos e plantas dos pés”, aponta.