Redatora de conteúdos sobre saúde, alimentação e bem-estar.
Na hora de aplicar a maquiagem, bate uma dúvida se é melhor usar um pincel ou os dedos? Bom, saiba que existe mais uma opção de aplicador que está ganhando as necessaires por aí: as esponjas!
"A esponja consegue aplicar maior quantidade de produto na pele, o que pode ser vantagem ou desvantagem, vai depender do resultado que se pretende alcançar", explica a maquiadora Caca Zech, vencedora do 19º Prêmio Avon de Maquiagem, na categoria Audiovisual.
E a dica de maquiagem é que usá-las dá um efeito novo no seu visual. Quer conhecer melhor o acessório? Veja os diferentes tipos e como cada um é usado:
Olho no material
Existem diversos materiais de esponjas, e apesar de o material ser o mais importante, eles também ajudam a determinar qual o produto mais indicado para usar com seu aplicador, de acordo com a maquiadora Fernanda Terra, do salão Top Milano, em São Paulo. Entenda qual material combina melhor com qual textura de maquiagem.
Esponjas de espuma: funcionam melhor para produtos em pó, como pó compacto. Também ajuda a tirar o excesso de bases líquidas.
Esponjas de látex: use-as para aplicar produtos oleosos e base líquida, pois elas absorvem menos o produto, depositando uma maior quantidade.
Esponjas sem látex: ideais para aplicação de produtos mais cremosos. Elas podem também ser umedecidas para mudar o efeito, deixando a pele mais uniforme.
Esponja de maquiagem em gota
As esponjas em gota são o formato mais em moda atualmente. A fama se deve à sua versatilidade.
"Você pode usar a ponta da gota para áreas menores, próximas ao canto dos olhos e nariz, e a parte redonda para o restante do rosto", explica Fernanda Terra. Portanto, vale a pena usá-la nas finalizações do make, mesmo que você prefira outras para o restante do rosto.
Esponja de maquiagem em círculo
Esponjas circulares são excelentes para espalhar produtos, portanto são ideias para a finalização da pele, espalhando pós compactos e bases cremosas, de acordo com o material escolhido. Elas ajudam a deixar um efeito mais uniforme na pele e menos marcado
Esponja de maquiagem em retângulo
Esponjas retangulares também funcionam como as esponjas circulares, espalhando as bases em regiões mais extensas de pele, como o pescoço e a testa. Mas funcionam melhor com bases líquidas do que com pó compacto.
Esponja de maquiagem em minigota
As esponjas em gota pequenininhas continuam sendo coringas para atingir áreas menores do rosto.
"Essas em tamanho menor são ideais para aplicação de corretivo", sinaliza a maquiadora Caca Zech, vencedora do 19º Prêmio Avon de Maquiagem, na categoria Audiovisual. Afinal ela permite maior precisão ao aplicar o produto em olheiras e espinhas.
Esponja de maquiagem triangular
A esponja em triângulo funciona de forma semelhante às gotas, aplicando produtos em áreas menores e delicadas do rosto, como próximo aos olhos e nariz. "Também são boas para fazer o contorno/sombreado do rosto, por chegarem em cantos e curvas da face", ressalta Fernanda.
Esponja de maquiagem redonda e achatada
Já a esponja redonda e achatada é a melhor amiga de quem quer aderir a técnica de contorno, aquela em que se aplica bases mais claras e escuras em regiões estratégicas da face, para afinar ou destacar alguma região.
Como é preciso espalhar bem o produto de cor diferente da pele, para que fique natural, uma esponja é a maior aliada nessas horas.
Esponja de maquiagem cilíndrica
A esponja cilíndrica também é uma boa aliada para o contorno. "Deixa o produto menos marcado na pele, elas podem ser utilizadas no rosto todo", ressalta Fernanda Terra.
No entanto, é preciso ter uma maior destreza para usá-la, já que ela é um pouco mais molinha. Nada como um bom treino para dominar melhor a técnica.