Redatora focada na produção de conteúdo para as editorias de família, beleza e alimentação.
A terceira semana começou e o zigoto (ovo) está se implantando no endométrio, que desde a semana passada já está se preparando para recebê-lo. Esse processo é conhecido como nidação.
A nidação é uma das primeiras fases da gravidez, e pode gerar um leve sangramento com uma cólica amena. Sabe aquele sangramento e a dorzinha que muitas mulheres confundem com menstruação? É a nidação.
O que é nidação?
"O sangramento ocorre porque o embrião entra no endométrio (que está espessado com muitas artérias) e pode ocorrer sangramento. Conforme ocorre a fixação do embrião no endométrio, pode ocorrer leve cólica", conta a ginecologista Ana Raquel Gouvêa Santos.
Esse sangramento tem curta duração e geralmente encerra em até três dias. O fluxo sanguíneo da nidação, é totalmente diferente da menstruação. A quantidade de sangue é muito pequena e em alguns casos a mulher só percebe que ocorreu algum sangramento após se limpar com papel.
O ovo ainda é muito pequenininho e durante essa semana se alimentará através dos nutrientes que estão presentes em sua cavidade uterina, para garantir que sua evolução continue nas próximas semanas.