Redatora especialista em conteúdos de alimentação e beleza, com colaboração para as editorias de família e saúde.
*Conteúdo Patrocinado por Almond Board
Você costuma consumir amêndoas no seu dia a dia? Se a sua resposta for negativa, está na hora de repensar o assunto. Além de serem uma ótima opção de alimento prático, as amêndoas são extremamente nutritivas e fazem muito bem à saúde.
A oleaginosa, que é fruto da amendoeira, é rica em fibras, proteínas, gorduras boas, vitamina E, manganês e magnésio. Ademais, as amêndoas também fornecem uma boa quantidade de cobre, vitamina B2 e fósforo ao organismo.
Benefícios das amêndoas
Por conta da presença dos nutrientes citados acima, as amêndoas podem oferecer uma série de benefícios. A começar por suas propriedades antioxidantes, que combatem o excesso de radicais livres no organismo e auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer. Além disso, o alimento é rico em ácido alfalinolênico, composto que estimula o sistema imunológico e possui ação anti-inflamatória.
As amêndoas também são uma ótima fonte de gorduras boas e saudáveis. Essas gorduras, intituladas monoinsaturadas, ajudam na proteção do coração e na prevenção de problemas cardíacos. Para completar, esse nutriente presente na oleaginosa ainda auxilia na redução dos níveis de colesterol ruim e controle da pressão arterial.
Por fim, a amêndoa é rica em fibras, o que favorece o bom funcionamento do intestino. Sem contar que, por ser fonte de vitamina E, um importante antioxidante, esse alimento ainda contribui para a saúde da pele e ajuda no combate ao envelhecimento precoce. Ou seja, existem muitas vantagens em incluir a oleaginosa na dieta.
Deste modo, quando combinado com uma rotina de alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos, o consumo das amêndoas pode ajudar e muito na manutenção da boa saúde, garantindo, assim, um organismo ainda mais saudável e forte.
Como consumir amêndoas no dia a dia
As amêndoas devem ser consumidas, preferencialmente, in natura - ou seja, em sua forma natural, ainda com a pele. Seja como for, por ser muito versátil e saborosa, a oleaginosa pode funcionar como opção saudável de snack entre as refeições e também ser um complemento de pratos doces e salgados de todos os tipos.
Outra possibilidade é utilizar o alimento em preparações alternativas, voltadas para dietas com algum tipo de restrição, especialmente nos casos de intolerância à lactose e intolerância à glúten. Isso é possível graças ao uso de leite vegetal de amêndoas, manteiga de amêndoas e farinha de amêndoas.
Quantidade diária recomendada
Para usufruir de todos os benefícios das amêndoas, recomenda-se o consumo de uma porção por dia, equivalente a quatro ou cinco unidades.
As amêndoas podem ser facilmente encontradas em mercados, hortifrutis, lojas de produtos naturais ou até mesmo na internet. O ideal é comprar a quantidade que você irá consumir dentro do período de um mês para que o alimento não estrague.
Para armazená-las, basta deixar o alimento em uma embalagem hermética limpa, mantida em local seco e longe da claridade. Assim, é possível preservar as características naturais das castanhas por mais tempo e desfrutar do alimento a qualquer momento do dia.