Especialista em Cuidados Integrativos (Unifesp). Formada nas áreas correlatas da Medicina Tradicional Chinesa no Brasil...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O chá oolong, também conhecido como chá azul, é uma bebida tradicional chinesa oriunda da infusão das folhas da planta Camelia Sinesis, mesma que dá origem ao chá verde, ao chá branco e ao chá preto. A principal diferença entre as bebidas está no processo de produção.
Segundo a nutricionista Andrea Maciel Arantes, especialista em Cuidados Integrativos pela UNIFESP, as folhas do chá de oolong são levemente oxidadas. A oxidação é responsável pela cor e pelo sabor da bebida, que passa por várias etapas até chegar nessa condição.
Além dessas características, o chá oolong possui propriedades ansiolíticas, antidepressivas, analgésicas e anti-inflamatórias. Se consumido com moderação, ele pode ser um aliado no fortalecimento do sistema imunológico.
Benefícios do chá oolong
O chá oolong é uma bebida rica em antioxidantes, polifenois e compostos bioativos que ajudam no combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento das células e o surgimento de diversas doenças inflamatórias e infecções.
“Além dos antioxidantes, o oolong contém teanina, um aminoácido potente que aumenta a serotonina e contribui para a sensação de bem-estar e de tranquilidade. O oolong também aumenta o foco e a concentração, por isso é utilizado por monges taoístas, por exemplo”, explica Andrea.
Segundo Andrea e Viviane Gomes, nutricionista do Instituto Castro, os principais benefícios do oolong incluem:
- Previne o envelhecimento precoce dos órgãos, devido aos antioxidantes presentes na composição do chá, que combatem os radicais livres do organismo e evitam a oxidação das células;
- Contribui para a melhora no sistema imunológico, por ser rico em flavonoides, que apresentam uma poderosa atividade antioxidante;
- Diminui as inflamações e infecções, como pneumonia e outros problemas respiratórios;
- Acelera o metabolismo, ajudando a combater o excesso de peso;
- Reduz os níveis de estresse: o chá possui efeito calmante diminuindo estresse, ansiedade e também estimulando a produção de dopamina;
- Previne o surgimento de diabetes: o consumo do chá regula as taxas de açúcar no sangue, sendo estabilizador dos níveis da concentração de glicose.
Além dos benefícios à saúde, o consumo da bebida contribui com algumas vantagens estéticas devido ao alto potencial das variações da Camelia sinesis. Assim como o chá verde, o oolong é capaz de diminuir o surgimento de acne, melhorar a aparência da celulite e contribuir para a perda de peso. A presença de teanina, capaz de aumentar o ácido GABA, também ajuda a promover a sensação de prazer e bem-estar.
Leia também: 5 combinações de chás para melhorar a produtividade
Contraindicações do chá oolong
O consumo do chá oolong é contraindicado para pessoas com hipertensão, problemas renais e pessoas em estágio grave de depressão, de acordo com Viviane. Devido à presença de cafeína em sua composição, ele também não é recomendado para crianças, gestantes, lactantes e pessoas com problemas de insônia.
Riscos do consumo em excesso
Ainda que o consumo do chá oolong seja relativamente seguro, em excesso, ele pode provocar efeitos colaterais associados à cafeína presente na composição, como:
- Insônia;
- Dores de cabeça;
- Náusea;
- Batimento cardíaco irregular;
- Enxaqueca;
- Pressão alta;
- Inquietação.
Onde encontrar
As folhas do chá oolong podem ser encontradas em lojas de produtos naturais e comercializadas por diferentes marcas. Devido ao seu processo único de semi-oxidação, torra e processamento, não é possível cultivar a Camelia sinesis em casa para o preparo da bebida.
Como preparar o chá oolong
O preparo do chá oolong é simples e pode ser feito sem dificuldade. Confira o passo a passo e anote os ingredientes:
- 200ml de água;
- 01 colher de (chá) do oolong.
Tradicionalmente, as folhas devem ser lavadas em água quente por dois minutos. Em seguida, adicione-as em uma água pré-aquecida (a uma temperatura entre 85º e 96º, preferencialmente) e deixe a bebida infusionar por três a cinco minutos. Depois, basta coar e consumir morno.
Uma dica da nutricionista Viviane Gomes é adicionar algumas gotas de limão ou misturar o oolong a outra bebida, como o chá de erva cidreira.
É importante destacar que, dependendo do chá e do nível de oxidação, a temperatura e o período de infusão podem variar. Marcas que comercializam as folhas normalmente indicam essas informações no rótulo do produto.
Leia também: 8 utensílios e acessórios para preparar o chá perfeito