Dermatologista, é membro efetivo e diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (RJ), coordenadora m...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iAlém de limpo e cheiroso, um couro cabeludo saudável é aquele que é livre de pruridos e com hidratação e oleosidade equilibradas. Para a dermatologista e tricologista Joana D’arc Diniz, manter a limpeza do couro cabeludo não só afasta problemas como também é muito importante para a saúde e para o fortalecimento capilar.
“É importante adotar as indicações da lavagem correta e evitar os erros que prejudicam ou predispõem a problemas já existentes no couro cabeludo”, aconselha a especialista. Segundo ela, o couro cabeludo é muito sensível a fatores externos e internos e, quando deixamos de higienizar adequadamente, estamos sujeitos a danos.
Como saber se o couro cabeludo está limpo?
“Um couro cabeludo limpo reflete nos fios, em seu crescimento natural, sendo fortes, com brilho, sedosos e livres do aspecto de sebo, prurido, ressecamento, quebras e quedas anormais”, explica a tricologista.
Para fios com brilho natural e aspecto saudável, a especialista ressalta a importância da distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo, conquistada por meio da escovação correta por toda a extensão dos fios de cabelo.
Características do couro cabeludo sujo
Além do odor desagradável, o couro cabeludo sujo possui um aspecto pesado, ensebado, desidratado e ressecado, já que o bulbo capilar obstruído não permite que a oleosidade natural chegue até a extensão do cabelo. Outras característica incluem:
- Coceira;
- Oleosidade;
- Pruido;
- Flocos brancos;
- Retardo no crescimentos dos fios;
- Pouca massa capilar;
- Infecções.
É importante lembrar que existem cabelos que não estão sujos, mas que ainda assim apresentam aspecto oleoso. Nesse caso, quando a falta de higiene não é um fator, a especialista recomenda uma avaliação médica.
“Muitos fatores podem desencadear o problema, desde alterações hormonais ou até mesmo o excesso de manuseio dos fios, mais comum entre as mulheres, principalmente pelo hábito de passar as mãos sobre os fios várias vezes ao dia”, explica a médica.
Lavar o cabelo todos os dias deixa o couro cabeludo mais limpo?
Para Joana, este ainda é um assunto polêmico e controverso, já que não existe uma norma para todos. A especialista indica a lavagem conforme a necessidade individual, sem a necessidade de lavar o cabelo várias vezes ao dia.
“Podem haver intervalos, ou seja, dar uma breve pausa, em média, de um a dois dias para a lavagem. No entanto, esta recomendação dependerá de alguns fatores como: excesso de exposição dos cabelos a substâncias poluentes, atividade diária em água do mar ou de piscina, uso de capacetes por várias horas e excesso de transpiração no couro cabeludo”.