Graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, fez Residência em Clínica Médica na Santa Casa de San...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Dificuldade para respirar deitado?
Há uma condição específica que causa dificuldade para respirar deitado chamada dispneia noturna paroxística. Ela é definida pela sensação de respiração encurtada que acorda o paciente após um ou duas horas de sono, sendo aliviada quando a pessoa senta ou levanta.
De forma geral, a dificuldade em respirar é considerado um problema grave, que pode indicar diversos tipos de condições. Por isso, é indicado que se procure ajuda médica quando esse sintoma ne manifesta.
Causas
A dificuldade para respirar ao deitar pode ser causada por diversos problemas de saúde, como:
- Síndrome do pânico
- Ronco
- Infecções respiratórias
- Apneia do sono (distúrbio que causa a parada momentânea da respiração ou uma respiração muito superficial durante o sono)
- DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica)
- Insuficiência cardíaca, entre outros problemas cardiovasculares.
No caso da DPOC, um grupo de doenças pulmonares que bloqueiam o fluxo de ar e dificultam a respiração, o enfisema e a bronquite crônica são as doenças mais comuns entre os diagnósticos. A obesidade também pode estar relacionada ao problema, até porque ela é um fator de risco para a apneia do sono. Além disso, o excesso de peso comprime os pulmões e o abdômen, o que aumenta essa dificuldade.
Deitar logo depois de comer também pode causar esse sintoma, pois o estômago pode pressionar o diafragma. Ou, até mesmo, a dificuldade em respirar pode ser efeito da comida sendo transportada pelo esôfago.
Sintomas
A dificuldade para respirar deitado já é um sintoma em si, mas pode vir acompanhado de outros sinais a depender da causa. Por exemplo, se a causa for apneia do sono, podem haver sintomas como:
- Dificuldade para dormir
- Fadiga durante o dia
- Roncos
- Dores de cabeça ao acordar
- Garganta dolorida ao acordar
No entanto, se a causa da dificuldade para respirar deitado seja DPOC, os sintomas que devem acompanhar o problema são:
Diagnóstico
Para diagnosticar a causa de sua dificuldade em respirar deitado, o médico fará um exame físico direcionado, principalmente, à saúde do coração e dos pulmões. Também será questionado a aparição de outros sintomas, assim como a história médica.
Alguns exames podem ser necessários, como:
- Raio X do tórax para avaliação do coração e pulmões
- Testes de função pulmonar
- Ecocardiograma
- Eletrocardiograma
Buscando ajuda médica
Procure por ajuda médica imediata se você sentir os sintomas associados à dificuldade em respirar deitado (ver o tópico de “sintomas” acima). Também tenha atenção a outros sinais de alerta, como dor nos braços e pescoço, batimentos cardíacos acelerados, pulsação fraca ou tontura.
Entre as especialidades que podem diagnosticar as causas da dificuldade para respirar deitado estão a clínica médica e pneumologia.
Tratamento
O tratamento da dificuldade em respirar deitado vai variar de acordo com a causa do problema. Quando se trata de uma infecção respiratória, o médico provavelmente indicará o uso de antibióticos ou antivirais. Já se a causa da dificuldade em respirar deitado é DPOC, pode ser indicado o uso de inaladores e medicamentos para problemas como bronquite.
Para quem tem apneia do sono, o problema pode ser resolvido com o uso de dispositivos como o CPAP que, ao ser usado durante o sono, impulsiona ar pelas vias aéreas e melhora a respiração.
Quando é um transtorno de ansiedade que causa a dificuldade em respirar deitado, o tratamento direto do problema melhora o sintoma. É importante seguir o tratamento indicado pelo médico psiquiatra, que poderá indicar medicamentos ou psicoterapia.
Referências
Walker HK, Hall WD, Hurst JW. Clinical Methods: The History, Physical, and Laboratory Examinations. Boston: Butterworths; 1990.