Jardel Soares Caetano é Gastroenterologista e membro titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A gastrite é uma inflamação da mucosa que reveste as paredes internas do estômago, o deixando suscetível a lesões. A condição pode ocorrer de maneira repentina (gastrite aguda) ou se desenvolver lentamente e levar anos para ser curada (gastrite crônica).
Ela pode se manifestar por diferentes causas, que vão desde a alimentação até fatores emocionais, sendo os tipos de gastrite mais comuns: gastrite enantematosa, gastrite erosiva, gastrite autoimune, gastrite nervosa e gastrite por Helicobacter pylori.
A doença tem cura e o diagnóstico precoce é um fator importante para a escolha do melhor tratamento. Pensando nisso, o MinhaVida reuniu os oito sintomas de gastrite mais comuns e que não devem ser ignorados.
Sintomas de gastrite
1. Dor no estômago
A dor no estômago é um dos principais sintomas da gastrite. Geralmente, os pacientes se queixam de um desconforto localizado na chamada “boca do estômago”, que se manifesta como uma pontada ou queimação.
2. Azia
A azia é um sintoma clássico da gastrite. Ela se manifesta por conta da inflamação na mucosa do estômago, que fica desprotegido e é diretamente atingido pelo ácido gástrico produzido durante o processo de digestão dos alimentos.
3. Náuseas e vômito
Devido à dificuldade de digestão no quadro de gastrite, é comum que o organismo possa rejeitar determinados alimentos. Dessa forma, podem surgir enjoos, náuseas e vômitos.
4. Desconforto abdominal
O desconforto abdominal também é um dos sinais de gastrite. É comum pacientes serem acometidos por uma sensação de barriga inchada ou dolorida devido à dificuldade do organismo em realizar a digestão dos alimentos em um quadro de gastrite.
Saiba mais: Gastrite: 9 alimentos para evitar
5. Arrotos
A eructação, popularmente conhecida como arroto, é outra manifestação derivada do quadro de má digestão na gastrite. Isso ocorre devido ao acúmulo de gases dos alimentos, que também gera a sensação de estufamento e desconforto.
6. Sensação de barriga estufada
Os gases dos alimentos podem provocar a sensação de barriga estufada. “Esse sintoma também pode estar associado à infecção que acomete a mucosa do estômago provocada por uma conhecida bactéria, o Helicobacter pylori”, aponta o gastroenterologista Jardel Soares Caetano.
7. Refluxo
De acordo com o especialista, o refluxo ocorre com o retorno dos alimentos para boca ou garganta, em um conteúdo azedo ou amargo. Ele pode se manifestar em alguns casos de gastrite e até mesmo ser o causador da condição. “Os sintomas ocorrem a qualquer momento, mas especialmente após uma refeição mais volumosa ou ao deitar com o estômago cheio”, explica.
Saiba mais: Gastrite e hipocloridria: como identificar cada doença
8. Perda de apetite
Devido aos problemas de digestão, sensação de estufamento e desconforto abdominal, é recorrente que os pacientes com gastrite não consigam finalizar refeições completas ou tenham a perda de apetite.