Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
A rede social TikTok se popularizou por transmitir vídeos engraçados e diferenciados, produzidos por pessoas de diversas regiões do mundo. Dentre os conteúdos, dicas de saúde e beleza começaram a ser divulgadas, conquistando um grande alcance em pouco tempo.
Com a onda de viralização, os chamados "desafios" também ganharam destaque entre os usuários da rede. Apesar dos objetivos variarem, algumas das propostas dos vídeos no TikTok prometem causar impacto rápido e direto na vida dos internautas.
Foi o que fez a tiktoker e personal trainer Thanh Lê, do Vietnã. Nos registros postados em seu perfil, ela ensina um tipo de movimento corporal que tem como objetivo a perda significativa de barriga em duas semanas. Confira no vídeo abaixo:
@thanhle250918 每天我们都会有一个很好的身体,尤其是腰部和腹部 ♬ nhạc nền - CATUN
De acordo com a vietnamita, manter os pés fixos no chão e realizar movimentos pélvicos, contraindo o estômago para frente e para trás durante 15 minutos, é o suficiente para promover a queima de gordura abdominal.
A técnica, apesar de ter se tornado popular mundialmente, gerou diversos tipos de questionamentos e opiniões entre as pessoas, que se dividiram entre dois grupos: os esperançosos e os céticos.
O desafio realmente funciona?
Para o personal trainer Bruno Sapo, o desafio não passa de mais uma tentativa de se tornar viral. O vídeo chama a atenção do público ao vender uma ideia sobre alcançar um certo tipo de corpo de forma rápida e fácil. Porém, não existe uma fórmula simples para perder peso, já que o processo envolve uma série de questões diferentes.
Bruno explica que, antes de tudo, não existe queima de gordura localizada. Apesar do vídeo registrar movimentos repetitivos apenas na região do abdômen, a queima de gordura acontece de forma sistêmica.
"Nos vídeos, o movimento é similar a uma dança. Ou seja, é possível que ocorra gasto calórico, o que pode levar ao emagrecimento em pessoas que não estejam bem condicionadas. Para quem é sedentário, qualquer tipo de atividade pode gerar impacto, mesmo aquelas consideradas prejudiciais", conta o personal trainer.
Riscos do exercício
De acordo com o especialista, ficar em pé com o joelho flexionado altera a curvatura natural da coluna. Além disso, os movimentos feitos de forma repetitiva e em alta intensidade podem causar diferentes tipos de lesões, como dor na lombar e dor tardia no abdômen.
"Para quem passa muito tempo sentado, seja por causa do trabalho ou sedentarismo, esse tipo de desafio faz com que a pessoa contraia ainda mais a região abdominal, potencializando uma lesão que já poderia ocorrer com o tempo", finaliza Bruno Sapo.
Portanto, é preciso se atentar na hora de seguir treinos com promessas de resultados "milagrosos". O processo de emagrecimento deve ser feito de forma saudável, conciliando uma dieta balanceada e rica em nutrientes, com exercícios físicos que respeitam as condições e limites do seu corpo.
Confira outras dicas de exercícios
Treino funcional: o que é, benefícios e como fazer em casa
Exercícios em casa: 10 treinos para iniciantes
Exercícios ao ar livre: 5 opções sem equipamentos