Psicóloga clínica Fundadora e CEO da Clínica Via Vitae Especiali...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Ao entrarmos na fase adulta, nossa atenção costuma ser direcionada para a carreira profissional, os estudos e os relacionamentos amorosos, tudo isso enquanto tentamos administrar diversas responsabilidades. Com tantas demandas, não nos sobra tempo para conhecer novas pessoas, o que dificulta o surgimento de novas amizades.
“Além disso, com um círculo de amizades já formado, nem sempre há motivação para buscar novos relacionamentos. Por fim, o medo da rejeição e a insegurança também podem ser barreiras, já que novas interações sociais exigem exposição e vulnerabilidade”, destaca a psicóloga Alessandra Araújo Vieira.
Para superar esses obstáculos, o MinhaVida listou 4 hábitos que você precisa seguir se quer fazer novas amizades mesmo depois de adulto. Confira!
Saiba mais: 4 dicas para conciliar amizades no trabalho com profissionalismo
1. Participar de atividades em grupo
De acordo com a especialista, as atividades em grupo facilitam o surgimento de novas amizades, já que são oportunidades naturais de interação. Estar ao redor de outras pessoas pode ser uma forma mais confortável de iniciar conversas e descobrir afinidades.
2. Explorar novos ambientes
Mudar os ambientes que você sempre frequenta é uma boa iniciativa para conhecer novas pessoas. Por isso, busque por novos locais onde há oportunidades de interação, como cafés, bares, teatros e museus.
3. Envolver-se com comunidades com interesses em comum
Grupos, clubes e comunidades ajudam a proporcionar a sensação de pertencimento, além de nos colocar em contato com pessoas que compartilham interesses em comum, como explica Juliana Camargo, diretora da Maple Bear Vila Velha.
“Grupos ou clubes que compartilham interesses semelhantes aos seus é uma excelente forma de conhecer pessoas com afinidades. Seja um clube de leitura, uma aula de dança ou até grupos de esportes, ter um interesse comum facilita a criação de laços”, afirma.
4. Ter iniciativa
Não tenha medo de dar o primeiro passo em busca de conhecer uma pessoa. “Na vida adulta, é importante ter iniciativa. Não hesite em fazer o primeiro convite, seja para um café, um almoço ou para algum evento. Pequenos gestos podem abrir portas para relacionamentos mais profundos”, aconselha Camargo.
Saiba mais: Amizade, network, parceria: a importância das relações no bem-estar e na felicidade