Nutricionista especialista em nutrição celular, fundadora da Clínica Jobst.
Muitos fatores contribuem para o aparecimento de acnes em nossa pele. Além de fatores como stress, poluição, alguns remédios e os hormônios, a má alimentação também tem ligação com a saúde e aparência da cútis.
Alguns estudos realizados recentemente mostram que alimentos com alto teor glicêmico, como os grãos refinados e os açúcares, têm relação com os problemas de pele.
Frituras, farinha branca e açúcar refinado fazem com que o nível de açúcar no sangue aumente com muita rapidez, o que obriga o pâncreas a tentar manter o equilíbrio do organismo, produzindo insulina extra. Como consequencia, as glândulas sebáceas expelem o sebo, que é transportado pelo nosso organismo e excretado pelos poros, favorecendo o aparecimento das acnes.
Esta secreção é benéfica à nossa pele quando é expelida em menor quantidade, pois garante a lubrificação adequada da cútis.
Os cuidados que temos com a alimentação, ou a falta deles, além de ajudarem a manter uma melhor qualidade de vida, também influenciam em nossa estética. Por isso, a manutenção de uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental.
No entanto, lembre-se que os alimentos podem ter reações diferentes dependo do organismo de cada pessoa. Uma dica para saber se alguma comida específica pode ter causado suas acnes, é prestar atenção no que foi ingerido 24 horas antes de seu aparecimento e assim descobrir o que deve ser evitado no seu dia a dia.
Portanto, se você quer ter uma pele bonita e ainda se pevenir contra o aparecimento de acnes, abuse das folhas verdes, de alimentos ricos em Omega 3, chá verde e os alimentos vermelho arroxeados.
Lembre-se que uma dieta balanceada pode colaborar com a sua pele e com muitos outros aspectos da vida!
Saiba mais: Prolongue o bronzeado