Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Embora seja o preferido de muitas pessoas, o requeijão tradicional (e industrializado) não é a melhor opção para incluir constantemente na rotina alimentar, em razão de seu alto teor de gorduras saturadas.
Como alternativa, a nutricionista Julia Sousa ensina o passo a passo de uma versão alternativa do alimento, feita com inhame, para aproveitar o café da manhã de forma muito mais nutritiva.
O tubérculo é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B e minerais, como ferro e cálcio - além de ser rico em outras substâncias que ajudam a controlar o colesterol e prevenir doenças degenerativas, como o Mal de Alzheimer. Veja como fazer o requeijão de inhame:
Ingredientes
- 2 inhames
- 1 punhado de castanha de caju
- ½ xícara (chá) de água (se necessário, adicionar mais)
- ¼ de xícara (chá) de azeite
- Sal e temperos a gosto
- Levedura nutricional (opcional)
Modo de preparo
Em uma panela ou bacia, deixe as castanhas de molho por 2 a 3 horas. Enquanto isso, adicione água em uma panela e cozinhe os inhames.
Depois de prontos, coloque-os em um processador junto com as castanhas, o azeite, o sal e os temperos a gosto. Aqui, pode acrescentar a levedura, caso prefira.
Bata tudo até formar uma pasta homogênea. Consuma a seguir e armazene o requeijão na geladeira por até 7 dias em um recipiente bem fechado.