Nutricionista Pós-Graduado em Cuidados Nutricionais do Paciente e do Esportista pela Unesp; Pós-Graduado em Cirurgia Bar...
iDentre os sintomas após cirurgia bariátrica, a síndrome de dumping é um sintoma muito característico no pós-cirúrgico e que causa bastante desconforto. Basicamente, este sintoma é um mal-estar causado pela ingestão carboidratos refinados ou gorduras em excesso.
Ela ocorre após toda ressecção gástrica (corte ou diminuição do reservatório ? estômago) que envolva uma comunicação entre o estômago e o intestino delgado.
Fizemos um levantamento no serviço de cirurgia bariátrica e metabólica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sob a supervisão do Prof. Dr. Elinton Chaim e observamos que após 10 anos da operação, alguns pacientes ainda relatam que quando consumiam doces em geral, apresentavam algum grau de dumping. Esses mesmos pacientes apresentavam-se sem ganho de peso.
Sintomas da síndrome de dumping:
A síndrome de dumping é o conjunto de sintomas ocorridos após as refeições ricas em carboidratos simples, mas também pode ocorrer com a ingestão de alta concentração de gordura. Os sintomas são:
- Desconforto abdominal fraco a moderado
- Fraqueza
- Tremores
- Sudorese
- Palidez
- Vertigem
- Taquicardia.
Essas manifestações surgem devido ao rápido esvaziamento gástrico em virtude da nova capacidade estomacal desproporcional (estômago diminuído).
Saiba mais: Exercícios auxiliam na recuperação e otimizam emagrecimento após a cirurgia bariátrica
O que fazer você tiver uma síndrome de dumping?
Quando observamos a síndrome de dumping, orientamos que o paciente permaneça o restante do dia com uma alimentação mais leve, como sopas sem muitos condimentos, chás, gelatinas e suco natural diluído em água. Assim, os desconfortos diminuem e o paciente pode voltar a se alimentar normalmente no dia seguinte.
Lado positivo da síndrome de dumping
Apesar de tão desconfortável, nós especialistas conseguimos encontrar um lado positivo na síndrome de dumping: alguns pesquisadores afirmam que a síndrome de dumping pode ser um aliado para proporcionar a perda de peso.
Alimentos doces e com excesso de gordura, como refrigerantes, açúcar, bolo doce, frituras, sorvetes, bolachas recheadas, podem proporcionar o dumping com maior frequência. Por essa razão, há uma restrição a esses alimentos, principalmente os ricos em açúcar.
Pacientes que não apresentam essa síndrome, possuem maiores chances em ganhar novamente o peso perdido, por isso há um dito que o dumping é uma síndrome que ajuda no controle do peso, pois o próprio paciente se restringe na ingestão desses alimentos.
Somente a equipe nutricional poderá orientá-lo quando poderá ser feita a ingestão desses alimentos e as porções.