Nutricionista formada desde 2019. Após a maternidade se viu totalmente voltada à introdução alimentar do filho Matteo. F...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O que é Amendoim?
Bastante consumido como aperitivo no mundo inteiro, o amendoim é um alimento de alto valor nutricional que pode integrar todo tipo de rotina alimentar. De textura crocante, ele possui um sabor suave e muito característico, fazendo com que seja utilizado tanto em preparações doces quanto salgadas.
Apesar de muitos associarem o vegetal ao grupo das oleaginosas, que engloba nozes, pistache e diversos tipos de castanhas, devido a presença de óleo em sua composição, o amendoim, na verdade, é uma leguminosa — assim como a lentilha, a ervilha, o grão-de-bico e todas as variedades de feijão. Isso porque seu fruto nasce em pequenas vagens acopladas em suas raízes, debaixo da terra.
Benefícios
De acordo com a nutricionista Caroline Santos, o amendoim é rico nas chamadas “gorduras boas”, também conhecidas como insaturadas. Além disso, é fonte de proteínas, vitaminas do complexo B e E, ômega 3, magnésio, fósforo, aminoácidos, potássio e cálcio. Entre seus principais benefícios para a saúde, podemos listar:
Protege contra doenças cardíacas
O amendoim é rico em resveratrol, um potente antioxidante que ajuda a reparar lesões no músculo do coração. Um estudo, publicado na revista JAMA Internal Medicine, apontou que o consumo da leguminosa reduz em até 38% os problemas ocasionados por doenças cardiovasculares.
Ajuda a controlar o colesterol
O amendoim auxilia no controle do colesterol LDL, também conhecido como “colesterol ruim”. Isso porque as gorduras insaturadas, presentes no alimento, transportam o colesterol até ao fígado para serem eliminadas pelo organismo.
Promove a saciedade
O amendoim ainda é muito rico em fibras, o que promove a sensação de saciedade. Porém, a leguminosa tem alto nível calórico, por isso, é preciso ter cuidado com a quantidade ingerida.
Previne o diabetes tipo 2
As gorduras insaturadas e as fibras presentes no amendoim também ajudam a evitar o aumento dos níveis de açúcar no sangue, prevenindo o desenvolvimento do diabetes tipo 2.
Ajuda no combate ao envelhecimento
A presença da vitamina E, outro potente antioxidante, e do ômega 3 estimulam a renovação celular. Isso ajuda a prevenir e retardar o envelhecimento precoce.
Faz bem para a gestação e para a saúde do bebê
O alimento tem bons níveis de ácido fólico, importante vitamina do complexo B. Na gestação, a substância ajuda a prevenir malformações do bebê, lesões no tubo neural e reduz as chances de pré-eclâmpsia.
Regula os hormônios de humor
O amendoim tem em sua composição o triptofano, substância que promove a produção de serotonina, conhecido como o hormônio da felicidade. Portanto, ele promove a sensação de bem-estar ao ser ingerido.
Atua no fortalecimento muscular
O amendoim é um potente agente da saúde muscular. Isso porque o magnésio presente no alimento auxilia no desenvolvimento de massa muscular, enquanto a vitamina E proporciona resistência dos músculos.
Efeitos do amendoim no homem
O amendoim tem fama de ser um aliado da saúde dos homens, mais especificamente em relação ao desempenho sexual, devido à presença de vitamina E e zinco na sua composição. No entanto, a nutricionista esclarece que a questão é apenas um mito.
“De forma geral, os benefícios do amendoim são os mesmos para todos. Não tem nada em especial ou afrodisíaco na saúde do homem”, esclarece.
Amendoim emagrece ou engorda?
Apesar do amendoim promover a saciedade, é preciso ter atenção quanto ao seu consumo em dietas, já que ele possui uma quantidade considerável de calorias, devida à presença de carboidratos e óleos. Segundo a nutricionista, a quantidade diária recomendada é de até 30g.
“Claro que isso também pode ser mais individualizado quando se tem um acompanhamento nutricional. Mas, no geral, de 15 a 30 gramas diárias é o indicado, o que fica entre uma e duas colheres de sopa por dia”, indica.
Como consumir ?
É muito comum encontrar o amendoim nas prateleiras de supermercados na versão torrada com sal. Porém, a maneira mais recomendada de se consumir o alimento é em sua forma in natura, sem a adição de gorduras, temperos ou ingredientes processados.
Triturado, ele pode ser adicionado em receitas de biscoitos e bolos ou até mesmo em saladas. Outra opção de consumo é a pasta de amendoim, que pode ser consumida junto com torradas, em recheios e coberturas ou na até mesmo no preparo de comidas fit.
Contraindicações
Segundo a nutricionista Caroline Santos, o amendoim não é recomendado apenas para pessoas que possuem sensibilidade e alergia ao ingrediente. Dessa forma, quem possui restrições alimentares ou histórico de alergia na família deve ter cautela com o alimento.
Diabéticos podem comer amendoim?
O amendoim pode, sim, ser incluído na alimentação de diabéticos. “Até porque a maior parte dele é fonte de gordura, não tem açúcar na composição, então, não tem problema”, informa a nutricionista.
Comer amendoim todos os dias faz mal?
Apesar de trazer diversos benefícios à saúde, não é recomendado consumir o amendoim de maneira exagerada. “O consumo de tudo em excesso não é interessante, inclusive do amendoim, até porque ele é bem calórico. Precisa ter muito cuidado na quantidade”, ressalta Caroline.
Amendoim causa espinhas?
Outra associação comum feita com o consumo de amendoim é que ele poderia causar espinhas. Por possuir uma grande quantidade de gorduras em sua composição, ele pode proporcionar o aumento da oleosidade da pele e, assim, ocasionar o aparecimento de acne em pessoas que já possuem a propensão ao problema.