Quando se pensa em meditação, muita gente imagina que o exercício precisa ser praticado de uma forma estática - seja sentado ou deitado. Porém, existe uma modalidade relativamente nova que promete unir atenção plena e movimento através de uma simples caminhada: trata-se do mindful walking.
O método é um ótimo aliado no desenvolvimento da consciência, uma vez que, além de promover mobilidade física, também é uma prática meditativa - podendo ajudar quem sente dificuldade com a meditação tradicional e ser um recurso que desenvolve o foco no aqui e agora.
O que é mindful walking
Mindful walking nada mais é do que caminhar com consciência, sabendo onde está pisando e percebendo tudo o que acontecendo ao seu redor enquanto caminha. Sons, cheiros, temperatura, vento, movimentos do corpo, pessoas conversando: tudo é notado pelo praticante deste método.
Como o nome sugere, a prática do mindful walking é derivada do mindfulness, que é o estado de atenção plena, quando o indivíduo está conscientemente presente, percebendo seus pensamentos, sensações do corpo e do ambiente. Nesse sentido, o instrutor Áthila Campos explica que a caminhada consciente é, assim como a meditação, um exercício para desenvolver o mindfulness em si.
Desta forma, quando feito regularmente, o mindful walking "ajuda no desenvolvimento da capacidade de estar presente, em um estado psicológico de atenção plena", de acordo com o especialista. Portanto, o método é mais uma maneira de meditar no dia a dia.
Como praticar mindful walking
Uma das vantagens é que o mindful walking pode ser praticado por qualquer pessoa e em qualquer hora e lugar. "Desde o momento em que você caminha de um ponto A a um ponto B até dentro de casa", explica o instrutor Athila Campos.
Porém, é muito recomendado que o mindful walking seja realizado em lugares mais arborizados ou que propiciem um contato maior com a natureza - o que garante maior bem-estar e relaxamento. Para começar a caminhar conscientemente, Campos aponta as seguintes instruções:
- Comece com uma preparação, parado e respirando profundamente de duas a três vezes, e percebendo conscientemente o corpo, da cabeça aos pés
- Ao iniciar a caminhada, vá em um ritmo natural e lento, com as mãos estendidas ao longo do corpo e respirando naturalmente
- Perceba as plantas dos pés no chão e comece a tomar consciência do levantar e abaixar dos pés, como o peso troca de um lado para o outro
- Então, note o movimento de suas pernas, joelhos, quadris, do balançar dos braços e do resto do corpo, observando tudo
- Se estiver ao ar livre, tome consciência dos arredores, mas sem julgar os elementos que sua percepção captar ー avalie, no máximo, se são agradáveis ou não. Perceba os sons, ative o olfato, a visão e as sensações físicas (frio, calor, vento, chuva)
- Não fique rígido ou ausente, apenas presente e consciente de tudo aquilo que se passa. Se a mente divagar para o passado ou futuro, reflexões ou julgamentos, volte a atenção para o caminhar e para o movimento do ambiente
- Antes de finalizar, volte novamente a atenção à sensação das plantas dos pés no chão e como o seu corpo reage a cada passo
- Por fim, fique parado e observe os seus pensamentos, sentimentos que vêm no momento, a respiração e as sensações do corpo
Durante o mindful walking, o objetivo é tomar consciência de tudo aquilo que envolve o caminhar. "A questão da prática é tornar a atenção para um objeto específico, como o seu corpo caminhando. Sempre há um ponto de referência em práticas de atenção plena, para trazer a atenção para o momento presente", explica Campos.
Depois desse processo, é importante analisar a consciência adquirida durante a caminhada e refletir sobre como levar esse estado consciente do momento presente para o resto do dia.
Benefícios do mindful walking
Por ser um tipo de meditação, o instrutor Athila Campos menciona o desenvolvimento de uma consciência mais ampla como um dos principais benefícios do mindful walking. E o exercício da habilidade de estar presente beneficia o dia a dia.
"Quando estamos estressados, não prestamos tanta atenção no outro, em nós ou no que temos que fazer. Treinando para que não haja desfoque nas atividades diárias, você aprende a prestar atenção no aqui e agora, a focar em determinada coisa", diz o especialista.
O mindful walking também é uma técnica de relaxamento, diminuindo o estresse e as preocupações da rotina. "Se estiver muito preocupado, com uma prática regular, é possível sair dessas preocupações e voltar a atenção para as plantas dos seus pés, por exemplo", afirma Campos.
Então, para quem não consegue ficar praticar a meditação tradicional, mas quer sentir seus benefícios, a caminhada consciente é uma ótima alternativa. O movimento lento e natural do mindful walking é uma forma de se preparar para uma prática meditativa parada, treinando a atenção plena, o ancoramento no presente e o relaxamento.