Dr. Franco Martins é pneumologista e gerente médico de vacinas da GSK. Ele é formado pela Unicamp e fez residência méd...
iRedatora especialista na elaboração de conteúdo sobre saúde, beleza e bem-estar.
*Conteúdo patrocinado
A vacinação na gravidez ainda é um tema cercado de dúvidas e mitos. São eles que muitas vezes fazem as gestantes acreditarem que as vacinas não são seguras nessa fase da vida e podem prejudicar o desenvolvimento do bebê - o que não é verdade¹.
Por isso, separamos abaixo algumas das questões que mais causam hesitação nas pessoas, esclarecendo o que é mito e o que é verdade. Confira:
1. A vacinação da gestante é importante para a saúde do bebê
Verdade. A vacinação durante a gestação protege não apenas a mãe, mas também o bebê de uma série de doenças1,2. Isso porque os anticorpos produzidos pela mulher são transmitidos para o feto através da placenta, proporcionando proteção para ele nos primeiros meses de vida, quando o seu sistema imunológico ainda é muito frágil1,2.
2. Algumas vacinas as gestantes não podem tomar
Verdade. Certas vacinas não são recomendadas na gravidez, como a tríplice viral e a da febre amarela, que carregam vírus vivos, apesar de em versões atenuadas². Por isso, é fundamental consultar o médico para saber quais vacinas são seguras e necessárias ao longo dessa fase.
Geralmente, os especialistas recomendam as vacinas da gripe, da covid-19, da hepatite B e a dTpa, conhecida por combater a difteria, o tétano e a coqueluche¹ - esta última uma doença bacteriana grave, altamente transmissível, que pode ser fatal em crianças menores de seis meses³.
3. A vacina da gripe pode causar gripe em gestantes
Mito. A vacina da gripe não causa a doença que ela visa combater⁴. Muito pelo contrário, ela estimula a produção de anticorpos para que o organismo não tenha a doença ao entrar em contato com o vírus Influenza⁴. Tudo isso a partir de fragmentos inativos desse microrganismo, que não são capazes de induzir o desenvolvimento da doença⁴.
As reações mais comuns são leves, como dor no corpo ou uma eventual febre baixa, que é resultado do trabalho do sistema imunológico⁴.
4. Grávidas não podem tomar mais de uma vacina por vez
Mito. As grávidas podem sim receber mais de uma vacina por vez de forma segura⁵. Em muitos casos, inclusive, a administração de vários imunizantes pode ser necessária para proteger a mãe e o bebê de diversas doenças ao mesmo tempo⁵. Mas, atenção: apenas um especialista poderá dizer se esse é o seu caso. Consulte o seu médico.
5. Se engravidar de novo pode ser preciso reaplicar algumas vacinas
Verdade. A cada nova gestação, é importante rever o esquema de vacinação, pois algumas vacinas podem precisar ser atualizadas, como a da gripe e a dTpa¹. Isso ocorre porque o sistema imunológico pode perder a proteção ao longo do tempo ou, então, os vírus podem mudar, o que torna a revacinação necessária para garantir a proteção adequada da mãe e da criança⁶. Além disso, no caso da dTpa, ainda na gravidez a mãe consegue passar anticorpos que protegem o bebê até que ele possa ser vacinado¹.
Não deixe que mitos infundados impeçam você de ter uma gravidez segura e tranquila, livre de doenças. Para mais informações, acesse o site Seja A Protetora, criado pela biofarmacêutica GSK. Lá você encontra uma série de conteúdos didáticos e confiáveis sobre imunização materna para sanar todas as suas dúvidas. E não esqueça de consultar o seu médico. Você e o seu bebê merecem a melhor proteção!
Referências
1. BRASIL. Ministério da Saúde. Saiba quais vacinas devem ser administradas durante a gestação. Governo Federal, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/pt br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2022/11/saiba-quais-vacinas-devem-ser administradas-durante-a-gestacao. Acesso em 14 de set de 2023.
2. Núcleo De Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco (NUTES/UFPE). Quais vacinas podem ou devem ser administradas na gestação? Quais são os aprazamentos e as situações especiais? Biblioteca Virtual em Saúde, 2019. Disponível em: https://aps-repo.bvs.br/aps/quais-sao-as-vacinas-que-podem-ou devem-ser-administradas-na-gestacao-quais-sao-os-aprazamentos-e-as-situacoes especiais/. Acesso em 14 de set de 2023.
3. BRASIL. Ministério da Saúde. Coqueluche. Governo Federal, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/coqueluche. Acesso em 14 de set de 2023.
4. BRASIL. Ministério da Saúde. É falso que vacinas contra a Influenza causam gripe. Governo Federal, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt br/assuntos/noticias/2023/abril/e-falso-que-vacinas-contra-a-influenza-causam gripe. Acesso em 14 de set de 2023.
5. Fundação Oswaldo Cruz. É nocivo para a saúde da gestante aplicar mais de uma vacina ao mesmo tempo? Portal Fiocruz, 2019. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/pergunta/e-nocivo-para-saude-da-gestante-aplicar-mais de-uma-vacina-ao-mesmo-tempo. Acesso em 14 de set de 2023.
6. Instituto Butantan. Uma, duas ou três doses? Todo ano, a cada dez anos, uma vez na vida? Entenda por que cada vacina tem um esquema vacinal diferente. Portal do Butantan. Disponível em: https://butantan.gov.br/covid/butantan-tira-duvida/tira duvida-noticias/uma-duas-ou-tres-doses-todo-ano-a-cada-dez-anos-uma-vez-navida-entenda-por-que-cada-vacina-tem-um-esquema-vacinal-diferente. Acesso em 14 de set de 2023.
Material dirigido ao público geral. Por favor, consulte o seu médico.
NP-BR-PTU-PRSR-230005 – OUTUBRO/2023