Graduação em medicina pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Residência médica em Clínic...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Após virar assunto na internet por conta da sua perda de peso, a cantora Maiara, da dupla Maiara e Maraisa, revelou aos fãs que, atualmente, está pesando cerca de 47 kg. Tendo perdido quase 30 quilos recentemente, a sertaneja de 36 anos foi acusada de estar "magra demais”, de usar remédios controlados e até de estar com algum distúrbio alimentar, como a anorexia.
Leia também: Abaixo do peso: cálculo do IMC e como ganhar peso de forma saudável
Maiara está com o peso ideal?
Em entrevista ao canal de TV SBT, a cantora destacou que, com base na sua altura, seu peso atual (47kg) está adequado. “Tenho 1,54, estou dentro do peso, só não tenho tanto músculo”, diz. Maiara se refere a uma conhecida relação de peso e altura que definiria um peso saudável, o Índice de Massa Corporal (IMC).
“O IMC é um cálculo que serve como uma métrica de avaliação do peso corporal. O IMC para uma pessoa de 47 kg e 1,54m (como é o caso de Maiara) é de 19,5 kg/m2. Em termos de peso corporal, é considerado saudável o IMC de 18,5 e 24,9kg/m2”, explica Pedro Saddi, endocrinologista do Fleury Medicina e Saúde, constatando que esse IMC estaria saudável para a altura da cantora.
No entanto, o médico explica que para ter certeza desse número ideal, não é possível se basear apenas pelo número do IMC, é preciso passar por alguns exames, como os de sangue e o de bioimpedância.
O IMC é absoluto?
O IMC é calculado dividindo o peso (em quilogramas) pelo quadrado da altura (em metros). Segundo Pedro Saddi, apesar de ser um ótimo indicador do peso corporal, o exame IMC não é absoluto, ou seja, é passível de erro. “O IMC tem limitações pois não diferencia massa magra de massa gorda. Uma pessoa muito musculosa, por exemplo, pode ser classificada erroneamente pelo IMC como obesa”.
O endocrinologista conta, ainda, que uma pessoa com baixa massa magra (pouco músculos) pode ser classificado erroneamente pelo IMC como eutrófica (estado nutricional adequado), o que pode ser o caso da cantora Maiara.
Leia também: Obesidade graus I, II e III: cálculo do IMC, tratamentos e cuidados
O processo de emagrecimento de Maiara
Para acalmar os fãs em relação a sua saúde, Maiara contou que seu processo de emagrecimento começou há cerca de 1 ano e que envolveu alguns procedimentos.
“Não faço nada sem acompanhamento. A primeira coisa que fiz foi procurar os melhores médicos para fazer uma operação de guerra. Há muito tempo atrás, tinha feito uma bariátrica, estava com 85 kg, emagreci e fui para uns 62 kg, mas sempre com a gordura alta. Há um ano, fiz uma lipoaspiração e dei uma sequência com um médico esportivo que cuidou de regular os meus hormônios e a minha alimentação”.
Saiba mais: Quantas refeições são necessárias para ganhar massa muscular?