Desde a que se descobriu que o colágeno é o responsável por manter a nossa pele com a aparência jovem, procuram-se maneiras de manter e repor essa proteína que perdemos com o tempo. A partir dos 25 anos, a nossa produção de colágeno começa a decair e aos 50 anos ela já está 65% menor.
O colágeno representa um quarto de todas as proteínas do organismo humano, e é uma das principais fibras de sustentação dos tecidos. Sendo assim, quando sua produção começa a diminuir, os nossos tecidos começam a ficar mais flácidos. Além da flacidez, a redução na produção de colágeno provoca também a diminuição da espessura da pele, dificultando a microcirculação de sangue e de gordura.
A reposição de colágeno pode ser feita ou induzida. Estudos mostram que a ingestão de colágeno hidrolisado, melhora a firmeza, elasticidade e a hidratação da pele. Para estimular o aumento da produção de colágeno pelo nosso corpo, podem ser usados alguns tratamentos, entre eles podemos citar:
Accent- É um aparelho de rádio frequencia, que aquece a pele para de estimular a produção de colágeno, além de fazer com que as fibras de colágenos se retraiam, melhorando a flacidez e a qualidade da pele.
Laser Nir e Laser Titan- São lasers infravermelhos, que penetram na pele até atingir certa profundidade, e com isso também estimulam a produção e retração do colágeno.
O hábito alimentar também é importante na hora de estimular a produção de colágeno. Em casa utilize de preferência alimentos ricos em proteínas magras, como, salmão, peito de peru, peito de frango, queijo cottage, ovos, atum, leite e iogurte desnatados. Também podermos lançar mão das gelatinas por elas serem ricas em proteínas.
Para a produção de colágeno, também e necessária a presença de vitamina C, por isso ingerir frutas cítricas, goiaba, acerola, tomate, brócolis ajuda a manter a pele mais firme.
Saiba mais: Prolongue o bronzeado