Chef Cris MaccaroneAtuou 15 anos como Diretora de Arte em agências de propaganda de São Paulo. Atualmente é chef de coz...
iTem muito mais história por trás da receita que dá nome ao filme. Afinal, há séculos a ratatouille é um retrato fiel do estilo frugal de viver da Provence.
Originalmente, nasceu da cultura de subsistência dos moradores do campo: do aproveitamento da "horta". Berinjela, abobrinha, cebola, tomate, ervas e o azeite extraído das olivas - dessa combinação surgiu uma das receitas mais versáteis e clássicas da gastronomia francesa. Servida à mesa dos mais pobres aos mais nobres, a ratatouille se encaixa na entrada e no prato principal. Pode ser fria ou quente. Vai bem do verão ao inverno. É deliciosa quando preparada na hora ou de véspera. A combinação agrada aos paladares mais simples e aos mais exigentes, como na trama em cartaz. Hoje a ratatouille foi muito além dos campos da França. Ocupa um lugar de destaque em diversas cozinhas de todo o mundo, impulsionada pelo estilo saudável de viver.
Aproveite a nossa receita e bon appétit!
Ingredientes:
1 abobrinha cortada em rodelas finas
1 berinjela cortada em rodelas finas
2 tomates cortados em rodelas finas
Sal, pimenta e azeite de oliva
Para o molho:
5 tomates sem pele e sem sementes
1 dente de alho picado
1/2 cebola picada
Alecrim, manjericão, tomilho, sal, pimenta e azeite de oliva
Modo de Preparo:
Molho:
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente os tomates e deixe refogar por 5 minutos. Acrescente o sal, a pimenta e as ervas aromáticas picadas. Leve tudo ao processador até formar um creme. Monte a Ratatouille.
Coloque em um refratário uma camada do molho de tomate.
Monte, alternadamente, rodelas de tomate, berinjela e abobrinha. Tempere com sal e pimenta. Regue com azeite. Cubra com papel manteiga do tamanho do refratário, formando uma tampa.
Leve ao forno a 200°C por aproximadamente 40 minutos ou até os legumes ficarem macios.
Para saber mais, acesse: www.madameaubergine.com.br
Receita e foto cedidas pela chef Cris Maccarone que desde 2006 é sócia do Madame Aubergine Atelier Escola de Cozinha, onde, além da curadoria dos cursos, exercita toda a sua capacidade estética, sensorial e habilidades com alimentos e panelas. Sempre seguindo à risca o que acredita ser o mais importante na arte de cozinhar: a doação desinteressada ao outro.