A fisioterapeuta Ana Luísa Marçal Sampaio é sócia-diretora da Unidade de Guarulhos do Instituto Pilates. A profissional...
iA respiração é um dos princípios mais importantes do Pilates e um dos aspectos mais importantes do método a ser dominado. No Pilates usamos principalmente a respiração póstero-lateral para facilitar ou desafiar o movimento. Respirar dessa forma durante a aula também ajuda a melhorar a circulação e estimula o relaxamento (embora isso dependa do exercício).
O Pilates nem sempre exige que você inspire ou expire de uma determinada maneira ou em momentos específicos. A pessoa praticante inspira num momento de menor esforço e expira no momento de maior esforço dos exercícios, pois isso ajuda a melhorar a performance.
É fato que a maneira como você respira pode mudar sua experiência com um exercício. Por isso, respirar de maneira correta nos momentos certos estimula o seu corpo a se mover livremente, tornando os exercícios muito mais fáceis de realizar. Isso significa que, se você quiser obter o máximo das aulas de Pilates, precisará aprender a respirar corretamente durante a prática. Eu vou te ensinar como!
Uma respiração ocorre em três dimensões: envolve a expansão do corpo para a frente e para trás, para os lados, bem como para cima e para baixo. Infelizmente, muitas pessoas estão acostumadas a esticar o estômago e respirar, principalmente, no peito - chamada de respiração superficial, que cria tensão, restringindo os movimentos.
É por isso que aprender a respiração póstero-lateral é tão importante, já que ela nos ensina a respirar de maneira ideal, com a caixa torácica movendo os três planos e o abdômen se expandindo um pouco. Respirar dessa forma pode melhorar a mobilidade da coluna, reduzir o estresse e ainda estimular a digestão.
Quer aprender? Vamos lá!
Antes de iniciar: saiba que você pode realizar esse exercício na posição deitada de costas, com os joelhos dobrados, ou na posição sentada.
Como fazer: ponha as mãos sobre a barriga. Isso o ajudará a sentir a sua respiração expandindo a parede abdominal. Você também pode experimentar colocar as mãos nas costelas. Desta forma, você pode sentir se suas costelas se movem lateralmente enquanto você respira.
Como fazer a respiração póstero-lateral?
- Seus ombros devem ficar abaixados enquanto você respira. Mantenha-os relaxados e longe dos ouvidos durante o exercício
- Sua coluna também deve estar em posição neutra. É aqui que todas as curvas naturais da coluna estão presentes
- Para iniciar o exercício, inspire lentamente pelo nariz. Deixe o ar fluir para o seu peito. Permita que as costelas se expandam na frente, atrás e nas laterais enquanto se enchem de ar
- Relaxe o estômago e permita que a parte inferior do abdômen se expanda um pouco.Então, com a boca aberta, expire e deixe que as costelas voltem para dentro em direção à coluna. Não force a saída do ar - simplesmente relaxe e deixe o ar sair
- Repita: faça este exercício de respiração diafragmática algumas vezes.