Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Residência médica pelo Hospital das Clínicas da...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
A hemorroida é uma doença que, independente do grau, provoca sintomas que podem interferir diretamente na qualidade de vida. Ela é causada pelo aumento da pressão nas veias do ânus, que ocorre especialmente quando há esforço excessivo durante as evacuações. As veias inflamadas e dilatadas podem surgir apenas dentro do ânus ou na parte inicial do reto, mas também na abertura anal, quando projetam-se para fora.
Embora seja uma doença comum, os primeiros sintomas de hemorroidas costumam ser ignorados com frequência e o paciente apenas busca atendimento médico quando ela interfere nas atividades diárias. “No geral, o quadro causa sintomas como desconforto e sangramento. Algumas pessoas podem apresentar sangramento volumoso, que pode inclusive levar à anemia e à internação hospitalar”, explicou o coloproctologista Marcelo Giusti em entrevista prévia ao MinhaVida.
Leia também: Hemorroida tem cura? Veja 10 dúvidas frequentes sobre a doença
Estar atento aos sintomas e buscar ajuda médica no princípio da hemorroida é fundamental para interromper o ciclo da doença. Nessa etapa, pequenas mudanças de hábitos e estilo de vida também podem fazer toda a diferença para aqueles que têm algum tipo de predisposição para o surgimento da doença.
Pensando nisso, listamos, abaixo, 7 hábitos que podem ajudar a prevenir ou a conter quadros de hemorroidas. Confira!
1. Tenha uma dieta rica em fibras
As hemorroidas estão diretamente relacionadas ao mau funcionamento do intestino. Por isso, alimentos ricos em fibras vegetais, como cereais integrais, grãos, vegetais, verduras e bagaços de frutas têm um papel fundamental na prevenção da doença, já que estimulam os movimentos peristálticos e o bom funcionamento intestinal. Uma dieta pobre em fibras prejudica o intestino, tornando as fezes mais ressecadas e dificultando a evacuação.
Leia também: Intestino preguiçoso? Veja como as fibras solúveis podem ajudar
2. Beba bastante água
A água, quando combinada às fibras vegetais, ajuda no amolecimento do bolo fecal, diminuindo o trauma na hora da evacuação e a pressão sobre as veias da região anal. No intestino, ela forma uma espécie de gel, o que contribui para a formação da flora bacteriana intestinal e para a redução do mau colesterol no sangue. A recomendação geral é beber de 8 a 10 copos de água por dia.
Leia mais: 12 motivos para consumir mais água durante o dia
3. Use o banheiro quando tiver vontade
Quando sentimos vontade de usar o banheiro, é sinal que o corpo está pronto para eliminar as fezes do intestino. Quando a sensação é ignorada, as fezes ficam mais tempo no intestino, onde perdem água, o que pode deixá-las mais duras e ressecadas. Assim, as chances da evacuação ser dolorida e traumática são maiores, bem como os riscos de desenvolver fissuras e outros machucados na região anal, que aumentam o desconforto.
4. Não passe muito tempo no banheiro
Você usa o celular quando está no banheiro? Esse é um hábito comum de pessoas, mas que pode aumentar os riscos de hemorroidas, uma vez que você tende a fazer esforço por mais tempo que deveria. Essa pressão é sentida diretamente nas veias da região anal, chamadas de hemorroidais, que se tornam mais dilatadas na posição do vaso. Por isso, no banheiro, o recomendado é ser rápido e pontual!
Leia mais: Usar celular no banheiro pode causar problemas de saúde
5. Cuidado com o papel higiênico
Atritos repetitivos e pressão em excesso sobre as veias hemorroidais provocados pelo uso contínuo do papel higiênico são alguns dos fatores de risco para o surgimento de hemorroida. O gesto pode irritar a mucosa e causar fissuras anais, principalmente após uma evacuação difícil — que é comum em pessoas com prisão de ventre. O mais indicado é fazer a higiene com água e sabão depois de usar o banheiro, secando a região anal com uma toalha macia.
6. Realize atividades físicas
Para prevenir o surgimento de hemorroidas, é fundamental incluir algum tipo de exercício na rotina, como caminhadas ou mesmo um treino específico na academia. A obesidade é um grave fator de risco da doença, já que o sobrepeso aumenta a pressão sobre as veias da região anal. Por isso, a dica é também ficar de olho no peso corporal e arrumar um tempo para movimentar o corpo, hábito que só traz benefícios.
7. Evite estresse (na medida do possível!)
A saúde do intestino pode ser afetada de diversas maneiras por mudanças e estados emocionais, como estresse e ansiedade. Isso resulta em quadros incômodos de diarreias ou prisão de ventre, que podem criar um cenário favorável para o desenvolvimento de hemorroidas. Nesses casos, o ideal é adotar técnicas de relaxamento, como meditação e yoga, para não desequilibrar o funcionamento do intestino com emoções muito intensas e prejudiciais.