Médico ortopedista há mais de 20 anos, o Dr. Cleber Furlan atua diariamente em seu consultório com foco no diagnóstico,...
iO surgimento da hérnia de disco, de forma geral, está relacionada principalmente a uma alteração da coluna lombar ou da região cervical. Isso acontece em virtude de essas porções terem mais mobilidade que a coluna dorsal, já que apresentam um movimento ampliado e não contam com a proteção das costelas.
Normalmente, a hérnia se deve ao envelhecimento da coluna à medida que as propriedades da articulações sofrem alterações. Nesse âmbito, existem as vértebras e o disco vertebral. Este, funciona como uma gelatina: uma vez envelhecida, as capacidades de sustentação e de aguentar o próprio peso são reduzidas. Da mesma forma, entende-se o disco vertebral como o amortecedor da coluna, que atua como uma suspensão do corpo.
Diante disso, o envelhecimento, os erros de postura, as alterações da coluna de forma evolutiva e temporal, se não tratadas devidamente, podem gerar uma sobrecarga desse sistema de suspensão. Ou seja, se não houver o redirecionamento da angulação da coluna, a reorientação postural, se ocorre aumento de peso, se o paciente não dispõe de uma musculatura boa e adequada, forma-se uma hérnia.
Leia também: Hérnia de disco: conheça os tratamentos que ajudam a aliviar dores
Isso nada mais é do que um comprometimento do nervo em relação ao contato com esse disco vertebral. Ao se encostarem, o paciente sofre de sintomas neurológicos, como acontece na maioria das vezes, sendo necessário recorrer a um tratamento de reeducação postural, sob a orientação de perda de peso, melhorar a postura ao sentar, inclusive sessão de acupuntura.
Ainda assim, esses tratamentos cuidam somente dos sintomas, não sendo suficientes para a involução da hérnia. Para isso, são necessárias medidas de tratamento geral, como a perda de peso, exercícios regulares, sessões de fisioterapia, acupuntura, bem como a Reeducação Postural Global (RPG). Após isso, se as dores persistirem, pode-se considerar a possibilidade de procedimentos cirúrgicos.
No caso das cirurgias endoscópicas, realiza-se uma limpeza do disco vertebral que recobre o nervo, de forma a interromper o transporte da corrente neural naquele ponto. Em último caso, recorre-se às cirurgias de placas e parafusos, que prevê estabilizar a região ao inserir esses instrumentos, remover o disco vertebral e substituí-lo por um aparelho artificial que pode acabar enrijecendo a coluna e desequilibrando outras articulações.
A maior prevenção da hérnia de disco é ter uma vida saudável e evitar hábitos ruins, como uso de cigarro, má alimentação (ligada ao agravamento da diabetes, pressão alta, do aumento de colesterol, dentre outros malefícios), erro de postura, falta de atividade física e de atividades laborais, além de problemas genéticos acometidos por hereditariedade.
Leia mais: 6 estratégias eficazes para melhorar a postura