Jornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iVocê já pode ter ouvido falar do desenvolvimento de ombros, um exercício de musculação que ativa e desenvolve os músculos dos ombros, do tríceps e do peitoral superior. Mas você já ouviu falar do desenvolvimento Arnold?
Este exercício é uma variação do desenvolvimento tradicional adaptada pelo ex-fisiculturista Arnold Schwarzenegger nos anos 1970. O objetivo de Arnold era tornar o movimento do desenvolvimento tradicional mais completo para a ativação dos ombros.
Leia mais: Remada alta: 3 formas certas de fazer o exercício
Diferença entre desenvolvimento Arnold e desenvolvimento tradicional
No desenvolvimento tradicional, o movimento envolve elevar halteres ou uma barra sobre a cabeça com a extensão dos braços, usando a força principalmente dos ombros, mas também dos tríceps e da parte superior do peito.
Já no desenvolvimento Arnold pode ser feito apenas com halteres, já que o movimento não é linear, como no desenvolvimento tradicional. Ele começa com a pegada supinada (palmas voltadas para dentro), diferente do desenvolvimento.
Na fase da subida, deve ser feito um giro simultâneo das mãos, terminando o movimento com braços estendidos e pegada pronada (palmas voltadas para a frente).
“É um desenvolvimento com maior amplitude do movimento, por exigir diferentes fibras do deltoides (ombros), tendo ainda mais estímulo do que o convencional. O seu diferencial está na execução fazendo rotação dos braços e punhos”, explica Suzilei Alves, treinadora da academia Evoque.
Leia mais: Supino inclinado: conheça 4 formas de fazer
Como fazer desenvolvimento Arnold
Vamos entender passo a passo como fazer o desenvolvimento Arnold segundo a treinadora.
- Sente-se em um banco com a coluna apoiada naturalmente no encosto, abdômen contraído e pés apoiados no chão
- Segure um halter em cada mão (pegada supinada)
- Posição inicial: levante os halteres na altura dos ombros, punhos voltados para o rosto
- Posição final: levante os halteres para cima da cabeça, fazendo uma leve extensão dos braços. Gire lentamente os punhos para a frente e retorne para a posição inicial, rotacionando o punho novamente para o rosto
A treinadora alerta: “É importante que o desenvolvimento Arnold seja feito com uma carga mais leve do que a do convencional e com movimentos lentos. Fazendo assim você alcançará seu objetivo de ombros mais fortes e torneados e ainda garante saúde e qualidade de vida através do exercício físico bem feito”, completa.
Cuidados ao fazer desenvolvimento Arnold
Por ser um movimento mais complexo, é preciso que seja realizado com cautela, é recomendado usar cargas menores que utilizadas no desenvolvimento convencional para evitar lesão. Procure sempre a orientação de um profissional para verificar a execução correta!