Professor da Universidade do Estado da Bahia Título de Especialista em Cardiologia...
Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O cardiologista Leandro Medice, de 41 anos, foi encontrado morto, na manhã de segunda-feira (13), em um abrigo de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. De acordo com informações da família, Leandro sofreu um infarto fulminante, que pode ser associado a um mal súbito, enquanto dormia. O médico morava em Vila Velha, no Espírito Santo, e viajou para o Sul do país para ajudar as vítimas da chuva.
“Ele era muito saudável, sempre cuidou da saúde. Nunca teve histórico nenhum de problemas. Eu ainda não consigo acreditar no que aconteceu. Quando me contaram, pensei que fosse brincadeira. Ele foi para ajudar as pessoas e aconteceu essa tragédia”, declarou João Paulo Martins, marido de Leandro, em entrevista ao G1.
Entenda o que é, como ocorre o mal súbito e os sinais que o fenômeno pode manifestar.
Saiba mais: Convulsão pode matar? Quais os riscos de morte súbita por epilepsia?
O que é o mal súbito?
O mal súbito é uma manifestação inesperada e grave em pacientes aparentemente saudáveis que, em alguns casos, possuem condições de saúde não diagnosticadas. De acordo com Alexsandro Fagundes, cardiologista e presidente da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas, o mal súbito pode se manifestar em um acidente vascular cerebral, descompensação de uma glicemia, arritmia ventricular, entre outras condições.
“Do ponto de vista cardiológico, quando se fala de mal súbito podemos estar falando de uma parada cardíaca, de uma arritmia súbita grave potencialmente fatal, que leva a perda de consciência do indivíduo”, informa.
Qualquer pessoa pode estar predisposta a sofrer um mal súbito. No entanto, o especialista destaca que pacientes que possuem histórico familiar ou diagnóstico de doenças cardiovasculares apresentam uma maior propensão.
“Essas pessoas precisam ter uma atenção maior na prevenção cardiovascular, porque tem no coração alguma situação predisponente a uma arritmia perigosa”, afirma.
Saiba mais: 14 causas surpreendentes para sentir dor no peito: cardiologista revela
Quais são os sintomas de mal súbito?
Na maior parte dos casos, o paciente não demonstra sinais prévios ao mal súbito, apresentando sintomas repentinamente e de forma grave. No entanto, entre os indivíduos que apresentam sintomas, podem ocorrer:
- Perda de consciência
- Mal-estar geral
- Respiração acelerada
- Fadiga
- Batimentos cardíacos acelerados
- Dor no peito