Dentro do Ayurveda existem diversos tipos de tratamento. O mais importante de todos é a Rotina da Vida. No entanto o conjunto de técnicas mais conhecidas pelo público em geral, é o de terapias de desintoxicação profunda, conhecidas tradicionalmente como Panchakarma.
Esta categoria é aplicada quando o corpo se encontra com excesso de toxinas, ou como é chamado no Ayurveda, quando o corpo se encontra com AMA (toxina). Sendo assim, o fluxo que o nosso organismo precisa para a movimentação plena de PRANA fica prejudicado.
As melhores épocas para a aplicação das técnicas de Panchakarma são o outono e a primavera, quando as temperaturas, são amenas, nem muito quentes, nem muito frias.
Os doshas entram em desarmonia também quando existe acumulo de AMA no organismo. Os doshas são manifestações fisiológicas dos cinco elementos: terra, água, fogo, ar e espaço. Para a união de determinados elementos da natureza são atribuídos nomes:
Para a união de água e terra se dá o nome de Kapha. Unindo fogo e água damos o nome de Pitta. Ao unir ar e éter dá-se o nome de Vata. Todas essas substâncias sempre estão presentes no corpo e são continuamente renovadas. Às vezes, tendem a se tornar anormais e passam por aumentos ou diminuições de suas atribuições. Na visão ayurvédica, um excesso ou deficiência das características indica a contaminação dos tecidos (dhatus) com consequentes alterações patológicas no corpo físico.
Panchakarma significa "cinco ações" (pancha = cinco; karma = ação). São cinco tipos básicos de tratamento, destinados a auxiliar na cura de doenças, melhorar a saúde física e mental e também manter a vitalidade e a boa forma em pessoas saudáveis. Trata-se de procedimentos que requerem supervisão médica e são realizados de acordo com as necessidades específicas definidas pelos doshas de cada paciente.
Os cinco procedimentos ayurvédicos do Panchakarma são:
Vamana
Indicado para eliminar kapha em excesso, que favorece o acúmulo de muco no organismo. É indicado para aqueles que têm bronquite, asma e aumento de colesterol.
Virechana
Aconselhado para eliminar pitta em excesso, que normalmente se acumula na vesícula biliar, fígado e intestino delgado, o que ocasiona inflamações e vermelhidão na pele, acne, náuseas e pele amarelada.
Nasya
Indicado para eliminar o excesso de doshas acumulados nos sinus nasais, garganta, nariz e cabeça. A administração de medicamentos à base de ervas é feita pelas narinas, após uma massagem facial generosa.
Basti (enemas)
O objetivo dessa etapa é eliminar vata em excesso, que normalmente se acumula no intestino grosso. É o tratamento mais efetivo para desequilíbrios de vata, por aliviar a prisão de ventre, a dor de cabeça, os resfriados, dores nas costas, entre outros distúrbios.
Rakta Mokshana
O rakta é indicado ara eliminar pitta em excesso. O processo purifica o sangue e é utilizado para eliminar as toxinas absorvidas pela corrente sanguínea através do trato gastrointestinal. O excesso de pitta pode causar doenças de pele, como a acne, por exemplo.
Saiba mais: Mesoterapia