Redatora especializada na cobertura de temas sobre alimentação e universo fitness.
Déborah Amorim Thomaz de Aquino inspira as pessoas nas rede sociais e em seu blog a praticarem corrida. Conhecida nas redes sociais como Debs, nem mesmo o tratamento que faz para combater um câncer de mama a afasta das pistas. Hoje são mais de 90 mil seguidores que acompanham e se inspiram com seu estilo de vida saudável. A dentista também já enfrentou algumas brigas com a balança ao longo da vida. "Quando entrei na faculdade não fazia exercícios e todo mundo só queria beber, então eu engordei 15 quilos", lembra. Debs decidiu emagrecer no ano de sua formatura e fez isso somente com dieta e caminhadas.
Aos 28 anos, após o término de um namoro, ela passou por uma fase difícil e engordou novamente. "Fiquei deprimida e não quis usar medicamentos, então busquei uma alternativa. Uma amiga corria e me chamou para participar de uma corrida de 10 quilômetros e eu, que não estava acostumada a percorrer uma distância tão grande, fiquei muito cansada depois, mas me apaixonei pela corrida", conta. Isto ocorreu há 12 anos, ela conseguiu superar a depressão e emagreceu.
Debs se casou e teve uma filha. "Na gravidez eu engordei só oito quilos, mas quando a Duda nasceu o pediatra me proibiu de correr devido à amamentação e aí eu desencanei de qualquer outro exercício e engordei 15 quilos outra vez. Quando parei de amamentar retomei a corrida e a academia e voltei com a dieta, demorou um ano e dois meses, mas perdi os quilos extras", recorda.
No final do ano passado, Debs foi diagnosticada com um câncer de mama e a doença mudou muitos aspectos de sua vida, inclusive a maneira como enxergava a corrida. "Antes eu corria muito. Acho que eu tinha que parar um pouco para enxergar certas coisas. Agora corro de um jeito diferente, corro por mim mesma, para a minha saúde e meu bem-estar", observa.
Os cuidados que Debs tem com a alimentação e a prática de exercícios tem sido essenciais no processo de recuperação do câncer. "Meu médico fala que meus exames são inexplicáveis de tão bons. Eu tenho mais plaquetas do que alguém que não fez quimioterapia", comemora.
O treino de Debs
Quando treina para uma maratona Debs dedica a terça-feira, a quinta-feira, o sábado e o domingo para a corrida. Na segunda-feira e na quarta-feira ela anda de bicicleta e na sexta-feira e domingo faz musculação. Quando não há maratonas o domingo é um dia de descanso.
Devido ao câncer a rotina de exercícios de Debs mudou. "Faço musculação de segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira e de terça-feira e quinta-feira eu nado. Não posso correr no momento, mas pratico outras atividades físicas, pois sei que isto ajuda muito na minha recuperação", conta.
A dieta da Debs
Devido ao câncer de mama, Déborah foi orientada a cortar as carnes vermelhas. A alimentação conta com frango, peixe, arroz integral, feijão, legumes, salada, castanhas, gelatina, suco de beterraba e muita água. Ela também optou por cortar o glúten e a lactose por ter apresentado mal estar e inchaço ao consumir as substâncias.
Inspiração
Para quem também enfrenta a luta contra o câncer, Debs tem algumas palavra de incentivo. "Eu só posso dizer uma frase minha que adotei como mantra: quebrar não é uma opção nem na corrida nem na vida. Não desista. Tem horas que dá vontade de jogar tudo para o alto? Têm. Mas para, respira e pensa que a cura está bem ali na linha de chegada", inspira Debs.
Motivação
Confira dicas da Debs para te manter motivada: "Quando você vai mudar a sua alimentação e estilo de vida a primeira coisa a fazer é modificar a sua cabeça e quem quer correr deve procurar a ajuda de um educador físico para evitar lesões", orienta.
Fuja de roubadas
Debs dá algumas dicas para não entrar em roubadas durante o processo de emagrecimento. Ela recomenda evitar dietas que envolvem cortar os carboidratos. "Este macronutriente é o combustível para fazer exercícios e por isso é essencial. Vejo pessoas que deixam de comer carboidratos e querem correr, isto é muito ruim para a saúde", observa.
Dicas para definir
Dicas para definir o bumbum: Déborah aposta no agachamento livre e no afundo livre.
Dicas para definir as pernas: Ela adora fazer leg press, adutora, abdutora, mesa flexora e cadeira extensora.
Dicas para definir a barriga: Déborah gosta de todos os exercícios com bola e aqueles que trabalham a região inferior da barriga.
Dicas para definir os braços: Déborah recomenda o exercício tríceps no banco, aquele em que se apoia os braços em um banco, as pernas em outro e se abaixa com um peso no colo.
Nas redes sociais e internet: http://blogdadebs.com.br/ e http://instagram.com/blogdadebs