Redatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iQuem gosta de cuidar da pele do rosto sabe que não é fácil resistir ao apelo de novos cremes, loções, máscaras e outros produtos que prometem grandes feitos para a pele.
De fato, normalmente não é um problema, desde que eles sejam usados de forma coordenada, mas é importante saber que para a pele estar saudável e bem cuidada não são necessários muitos itens. A regra de ouro, na verdade, é seguir uma rotina de limpeza, hidratação e, sem dúvida, fotoproteção. Quer saber mais?
Limpeza
Imagine a quantidade de impurezas que se acumulam na pele facial todos os dias, como a oleosidade ou aquelas partículas de poluição do ar. Sem dúvida, a pele não consegue lidar com isso e precisa, sim, de uma boa limpeza diária. Por isso, o principal cuidado com a pele deve sempre ser com a higiene.
Para isso, o ideal é usar um produto de limpeza adequado para cada tipo de pele. Para quem tem pele oleosa, por exemplo, o correto é apostar em produtos que possam remover e ajudar a controlar o excesso de óleo. O Sabonete Facial Protex® Oil Control e o Sabonete Facial Protex® Anti Cravos e Espinhas são boas opções, pois carregam uma tecnologia exclusiva que auxilia no combate à bactéria P. acnes, a causadora dos cravos e espinhas.
Hidratação
Engana-se quem pensa que pele oleosa não precisa de hidratação. Assim como as peles secas, elas necessitam também deste cuidado, sendo que a diferença está no produto utilizado. Quem tem pele ressecada precisa de um produto mais hidratante, enquanto quem tem pele mais oleosa precisa usar um produto leve e que ajude a controlar a oleosidade.
Para isso, o Gel Hidratante Facial Protex® Hidratação Diária é uma alternativa, pois também complementa a limpeza protegendo a pele contra a bactéria causadora de espinhas e cravos.
Fotoproteção
Quem deseja ter uma pele viçosa por anos a fio e, de quebra, brecar o envelhecimento cutâneo, tem de ter o filtro solar como melhor amigo. E não adianta usar apenas para sair de casa, afinal, a iluminação e as luzes dos aparelhos eletrônicos podem acelerar o envelhecimento da pele e também provocar aquelas indesejáveis manchinhas. Por isso, o uso do protetor solar deve ser constante e aplicado em seguida da hidratação da pele.
Procure por filtros solares de acordo com seu tipo de pele, afinal, há opções tanto para quem tem pele seca, quanto mista - que apresenta oleosidade na zona T - ou oleosa.
Visita ao dermatologista
Mesmo sem queixas, de tempos em tempos é importante visitar o dermatologista para uma consulta de rotina. Nela, o médico poderá examinar a pele de todo o corpo em busca de alterações que possam indicar malignidade, como câncer de pele, bem como analisar a pele do rosto e ajustar as rotinas, inclusive acrescentando alguns produtos anti-idade.
Não deixe de - ao menos uma vez por ano - conversar com este especialista. Com essas dicas, a sua pele ficará sempre bem cuidada!