A escolha por correr na rua ou na esteira pode depender de diversos fatores, como acessibilidade, disponibilidade do aparelho e condições climáticas. Mas uma dúvida comum quando o assunto é emagrecimento é se correr na esteira emagrece mesmo? A resposta é sim!
"Quando falamos em emagrecimento, o ponto de partida tem que ser a balança energética negativa, ou seja, temos que "gastar" mais calorias do que iremos consumir (déficit calórico). Usando isso como referência, com certeza os resultados irão aparecer", explica Marcus Vinícius Teixeira, especialista de Educação Física.
É verdade que a corrida na rua queima mais calorias, já que o esforço feito para correr no solo e as variações de altimetria exigem um esforço maior do corpo. Mas, com orientação profissional e dedicação é possível emagrecer correndo na esteira.
Saiba mais: 20 dicas para emagrecer rápido e com saúde
Como emagrecer correndo na esteira?
Algumas dicas simples podem favorecer os treinos na esteira e torná-los mais efetivos para o aumento do gasto calórico.
- Defina uma rotina de treino e faça da corrida na esteira parte da sua semana
- Tente aumentar a velocidade aos poucos pois, assim, o gasto calórico também irá aumentar
- Aumente a inclinação da esteira para intensificar o treino e gastar mais calorias
- Alterne entre caminhada e corrida
- Misture a corrida na esteira com o treino em outros equipamentos
- Busque sempre uma evolução, sem estagnar. Tente correr ou por mais tempo, mais quilômetros, com mais velocidade ou inclinação
- Defina uma meta de tempo da corrida
Saiba mais: Corrida: benefícios, como começar a correr e evitar lesões
Vantagens e desvantagens da corrida na esteira
Por ter menor impacto, correr na esteira oferece menos riscos de lesões articulares e musculares. Pelo mesmo motivo, o aparelho pode ser mais aconselhável para pessoas com maior sobrepeso ou sedentárias.
O nível de exigência também é maior nas corridas realizadas na rua, uma vez que a esteira funciona como uma espécie de facilitadora, pois impulsiona a pessoa para frente enquanto, na rua, se utiliza a força do próprio corpo para realizar o movimento.
Saiba mais: Corrida de rua ou na esteira: qual a melhor opção para você?
Na esteira é possível, também, ter maior controle sobre velocidade, inclinação, hidratação e outros fatores, fazendo com que o ritmo não oscile tanto durante o treino.
Em contrapartida, correr no aparelho pode gerar mais cansaço mental por não oferecer mudanças na paisagem ou no clima. Com isso, a motivação para treinos longos ou consistentes pode ser menor.