Nutricionista focada em emagrecimento, nutrição clínica, esportiva, materno-infantil e fitoterapia.
Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Um alimento rico em nutrientes, o freekeh é o grão de trigo colhido ainda verde. Apesar de pouco conhecido no Brasil, o também chamado de “trigo verde” é consumido na região do Oriente Médio há milhares de anos.
Benefícios do freekeh
O grão conta com uma série de vitaminas e minerais que ajudam a manter a saúde do corpo em dia. Entre os benefícios em consumir o freekeh, estão:
1. Ajuda o sistema digestivo
Segundo a nutricionista Catia Medeiros, o freekeh é composto por um amido de alta resistência, considerado um tipo de probiótico. Assim, ele pode ajudar na proliferação de bactérias boas pelo sistema digestivo, o que garante um bom funcionamento intestinal.
2. Rico em fibras
O alimento é rico em fibras, apresentando uma quantidade da substância quatro vezes maior do que o arroz integral, por exemplo. Além de regularem o intestino, as fibras também promovem a sensação de saciedade, ajudando no processo de emagrecimento.
3. Controle de glicemia
Os componentes presentes no freekeh contam com um baixo índice glicêmico, fazendo com que a absorção da glicose pelo organismo ocorra de forma lenta e controlada, o que evita altos picos de glicemia.
4. Promove energia
De acordo com a nutricionista Giovana Canno, o grão possui uma alta quantidade de vitaminas do complexo B. Por serem fortemente relacionadas à formação de energia pelo organismo, o consumo de freekeh auxilia nesse processo.
5. Proteína
O freekeh conta com um alto teor de proteína - 14,4 g a cada 100 g. Quantidade maior quando comparado a outros grãos, como o trigo, arroz e quinoa. Um copo de leite integral, por exemplo, possui 3,4 g de proteína.
6. Ação antioxidante
Ainda segundo Giovana, o freekeh possui ação antioxidante. Isso significa que o consumo do grão ajuda a proteger o corpo contra a ação dos radicais livres e contra o envelhecimento precoce.
Como consumir?
Há diferentes maneiras de incluir o freekeh na alimentação:
- Saladas;
- Com legumes;
- Como substituto do arroz;
- Recheios;
- Caldos;
- Sopas.
“Ele pode compor a dieta em pratos que levariam o trigo convencional, por exemplo. Mas também dá pra torrar o grão em uma frigideira e o consumir descascado, como se fosse um petisco. Ao contrário da quinoa, que oferece um sabor levemente amargo, ele tem um sabor que lembra um defumado”, conta Catia Medeiros.
Entretanto, a nutricionista alerta que o grão contém glúten em sua composição. Dessa forma, ele não deve ser consumido por pessoas com doença celíaca - alergia ao componente.