Vice-presidente da SBIm e ex-presidente da Sociedade (2011 a 2014), especializou-se em pediatria e neonatologia no Hospi...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iO cantor Lulu Santos precisou ser internado no sábado, 08 de junho, após se sentir mal em casa. De acordo com um vídeo divulgado pela assessoria do artista, ele foi diagnosticado com um quadro de influenza A e gastroenterite, e teve que ficar três dias sob cuidados médicos:
“Eu contraí a influenza A e estou há 3 dias internado em um hospital particular do Rio de Janeiro para tratar isso e as sequelas que isso traz. Assim, tive que cancelar dois compromissos importantes para mim e para todos que estavam envolvidos”, explicou Lulu que teve alta nesta segunda-feira, 10 de junho, pela manhã.
Mas o que tem de tão diferente na influenza A? O MinhaVida esclarece essa dúvida e indica a forma mais eficaz de prevenção da doença.
Influenza A: entenda o que tem de diferente nessa gripe
A influenza A, doença que Lulu Santos contraiu, é um subtipo do vírus da gripe. De acordo com o Ministério da Saúde, se trata de uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza e que possui grande potencial de transmissão.
Em entrevista anterior ao MinhaVida, o infectologista, Renato Kfouri, fala mais sobre esse vírus e revela porque a doença carrega esse nome:
“O vírus da gripe do tipo influenza A é comumente encontrado em humanos, porcos, cavalos, mamíferos marinhos e aves. Ela pode ser classificada em subtipos, de acordo com a combinação de proteínas. Somente dois subtipos são capazes de afetar os humanos — sendo eles H1N1 e H3N2”, esclareceu.
O que tem de diferente nessa gripe é a evolução do conjunto de sintomas que torna a influenza mais grave, principalmente para alguns grupos de risco, como: gestantes, crianças e idosos - como é o caso de Lulu Santos que tem 71 anos.
Por isso, é importante ficar de olho nesses sinais:
- Febre acima de 38ºC
- Músculos doloridos, especialmente nas costas, braços e pernas
- Calafrios e sudorese
- Dor de cabeça
- Tosse seca e persistente
- Fadiga e fraqueza
- Congestão nasal
- Dor de garganta
Caso perceba a evolução desses sintomas, procure uma emergência médica o quanto antes!
Leia também: Gripe e resfriado: 6 práticas de autocuidado para prevenir as doenças
Vacina da gripe: a melhor forma de se proteger contra a Influenza A
A melhor maneira de se proteger contra a Influenza A é tomando a vacina da gripe. Esse imunizante é desenvolvido anualmente para combater os tipos de vírus que mais estão em circulação na época do outono/inverno e isso inclui o Influenza A.
Com a vacina, seu corpo fica mais preparado para reconhecer e combater o vírus, reduzindo significativamente as chances de evoluir para um quadro mais grave da doença, evitando que o paciente fique internado.
Após ter alta do hospital, Lulu Santos contou no vídeo gravado pela sua assessoria que deixou a imunização "para depois" e fez um apelo para a população tomar não apenas a vacina contra a gripe, mas todas aquelas que estão disponíveis: "Vão ao posto de vacinação e tomem as vacinas, todas as vacinas, elas já salvaram a humanidade", finalizou Lulu.
De acordo com o Ministério da Saúde, todas as pessoas com mais de 6 meses de idade já podem se vacinar contra a gripe. Se você ainda não tomou a vacina contra influenza, vá ao posto de saúde mais próximo da sua casa e proteja-se!
Leia mais: Gripe com frequência: o que pode ser?