Entre janeiro de 1996 e agosto de 2003, concluiu o bacharelado em Psicologia pela Universidade Vale do Rio dos Sinos. Po...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iMuita gente, quando pensa no Japão, relaciona o país e seus moradores a uma cultura disciplinada e pela busca constante por equilíbrio e organização em diversas áreas da vida. Um exemplo disso é o Kakebo, já ouviu falar?
O Kakebo nada mais é do que um método de controle financeiro que surgiu em 1904 e que, mesmo mais de um século depois, continua fazendo sucesso entre quem quer poupar dinheiro e manter os gastos sob controle de forma simples.
Afinal, o que é e como funciona o Kakebo?
Criado pela jornalista japonesa Hani Motoko, o Kakebo (que significa "livro de contas da economia doméstica") foi desenvolvido com o objetivo de empoderar as mulheres a cuidarem melhor das finanças da casa, proporcionando uma visão clara sobre como o dinheiro estava sendo gasto e como ele poderia ser melhor administrado.
O Kakebo é um método simples, mas extremamente eficaz. Ele consiste em um caderno ou agenda onde você anota todos os seus ganhos e despesas, categorizando cada um dos gastos em grupos, como alimentação, lazer, transporte e outros.
O ponto central do Kakebo é a reflexão. No início de cada mês, você define uma meta de quanto deseja economizar e, no final do período, revisa os seus gastos para ver se conseguiu alcançar esse objetivo.
Segundo especialistas, essa autoavaliação constante é o que faz o Kakebo ser tão eficaz: não se trata apenas de registrar números, mas de entender seu comportamento financeiro. Por isso, o Kakebo incentiva a prática de quatro perguntas-chave antes de qualquer compra:
- Eu realmente preciso disso?
- Posso viver sem isso?
- Tenho condições de pagar por isso?
- Essa compra está alinhada com meus objetivos financeiros?
Essas perguntas ajudam a criar uma mentalidade mais consciente e cuidadosa, evitando compras por impulso, por exemplo.
Leia mais: 10 dicas para economizar dinheiro nas compras da dieta
Benefícios emocionais e psicológicos do Kakebo
A psicóloga Denise Milk comenta sobre como a falta de dinheiro pode desencadear uma série de problemas emocionais. “A falta de dinheiro se torna, um ciclo vicioso, em que o estresse financeiro piora as condições emocionais e vice-versa, criando um impacto negativo tanto na vida pessoal quanto na profissional”.
Nesse sentido, métodos como o Kakebo podem ser verdadeiros aliados. Ao incentivar a disciplina e o planejamento, o Kakebo ajuda a reduzir a ansiedade relacionada ao dinheiro. Quando se tem uma visão clara de quanto se ganha, quanto se gasta e como economizar, a sensação de controle sobre as finanças traz uma tranquilidade que se reflete diretamente no bem-estar emocional.
“Uma dica é olhar para a falta de dinheiro como um desafio que pode ser superado com planejamento e apoio adequado. Isso pode ajudar a tornar o indivíduo mais resiliente, capaz de transformar uma situação difícil em uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Afinal, superar dificuldades financeiras é não apenas uma vitória econômica, mas também uma conquista emocional que fortalece o caráter e a confiança de cada um”, conclui a psicóloga.Leia mais: Eu estou passando por problemas financeiros: o que fazer para me controlar?
Kakebo no mundo moderno
Com a digitalização das finanças, muitos podem pensar que métodos tradicionais, como o Kakebo, estão ultrapassados. No entanto, ele continua relevante exatamente por incentivar uma relação mais consciente com o dinheiro.
Anotar manualmente os gastos, em vez de simplesmente checar uma planilha ou aplicativo, faz com que a pessoa tenha mais contato com seu comportamento financeiro, proporcionando uma reflexão mais profunda.
Embora existam versões digitais do Kakebo, o método original em papel é o mais usado, justamente por essa característica de promover uma maior imersão no processo.
Como começar?
Para adotar o Kakebo, você não precisa de um caderno específico. Qualquer agenda ou caderno de anotações pode ser transformado em seu "livro de economia doméstica". O importante é manter a disciplina de anotar tudo e revisar os gastos com frequência. O sucesso do Kakebo está na consistência e, quanto mais tempo você usar o método, mais visíveis serão os resultados.
Assim como outros métodos de controle financeiro, o Kakebo é um hábito que precisa ser cultivado. Com ele, você poderá ter uma vida financeira mais saudável e equilibrada, reduzindo o estresse e aumentando suas economias, transformando sua relação com o dinheiro em uma experiência mais consciente e controlada.