Redatora focada na produção de conteúdo para as editorias de família, beleza e alimentação.
O bebê com 23 semanas apresenta seus sentidos mais desenvolvidos. A partir de agora, começa a reconhecer alguns sons, como por exemplo o latido de um cachorro. Entretanto, ainda não conseguem entender palavras. Eles localizam a origem do som e movimentam a cabeça em direção a ele.
De acordo com o pediatra Fábio Bozelli, os bebês nessa idade ainda não têm um desenvolvimento visual pleno, mas podem enxergar de distâncias diferentes e seus olhos conseguem focar conjuntamente. Além disso, conseguem perceber dois tons da mesma cor, porém apresentam preferência por cores primárias.
O olfato dos bebês ainda é rudimentar, mas eles são capazes de diferenciar o cheiro da mãe do de outras pessoas. O paladar do bebê de 23 semanas já capaz de entender as diferentes entre os quatros sabores: salgado, doce, azedo e amargo.
Nessa fase seu bebê também já pode juntar consoantes com vogais, emitindo alguns sons como mama e papa. Porém, não conseguem dar um significado para esses sons. Mas não se preocupe, em algumas semanas ele já poderá direcionar os "mama" você.
Para ajudá-lo nesse processo, imitar alguns sons e conversar com ele faz com que tenha contato com diferentes sons capazes de formar palavras.
Alguns bebês já conseguem dormir a noite toda, mas não são todos. Para ajudar no sono do bebê noturno, é importante estabelecer uma rotina. O banho ajudará a relaxar, colocá-lo no colo com uma música leve e pouca luz também é bom.
Fábio Bozelli recomenda que os pais criem o hábito de colocar o bebê no berço quando ele estiver quase dormindo, assim, quando ele acordar não ficará assustado e conseguirá voltar a dormir com maior facilidade.