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Cuscuz de milho emagrece? Conheça os benefícios

O alimento, se consumido da forma certa, pode ser um excelente aliado para o ganho de massa magra

O cuscuz de milho é um prato originário do norte da África, que ganhou espaço em diversas cozinhas ao redor do mundo. A nutricionista Carla Santos afirma que o principal ingrediente desse prato, a farinha de milho, não contém glúten e, por isso, o cuscuz de milho torna-se uma ótima alternativa para quem sofre com a intolerância à essa substância.

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Já a nutricionista Thayana Albuquerque afirma que ele é uma excelente fonte de energia. Isso porque contém carboidratos complexos, aqueles que liberam o açúcar moderadamente no nosso sangue, além de ser rico em vitaminas do complexo B.

"Uma xícara de cuscuz contém 5,2 mg de colina. A colina é uma das vitaminas do complexo B e é importante para a formação do neurotransmissor acetilcolina, que regulariza de maneira indireta a memória, a cognição e entra no controle da frequência cardíaca, da respiração e da atividade dos músculos", explica Thayana.

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Conheça aqui as vitaminas do complexo B e suas funções no organismo.

Valores nutricionais do cuscuz de milho (porção de 100 gr)

Nutrientes Quantidade
Carboidratos 25,3 g
Proteínas 2,2 g
Fibras 2,1 g
Ferro 0,2 mg
Magnésio 2,7 mg
Gorduras totais 0,7 g
Calorias 113 kcal

Por ser um alimento rico em carboidratos complexos, fibras, proteínas, minerais e vitaminas, o cuscuz oferece muitos benefícios ao organismo. Confira:

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Benefícios do Cuscuz

Como preparar o Cuscuz

A nutricionista Carla Santos recomenda 3 porções de flocos de milho para 1 porção de água e uma panela própria para cuscuz, conhecida como cuscuzeira. Umedeça os flocos com água em temperatura ambiente e deixe hidratar por cinco minutos. Coloque água na cuscuzeira até a marca indicada na panela. Em seguida, coloque a mistura hidratada no separador da panela com uma pitada de sal e deixe cozinhar por 10 minutos.

Cuscuz emagrece?

De acordo com Renato França, quando o cuscuz é cozido no vapor da cuscuzeira, ele absorve água e aumenta de volume. Isso faz com que a densidade de energética (kcal/g) fique mais baixa, o que o torna uma opção interessante para quem busca emagrecer, mas tem dificuldade em comer porções muito pequenas. Para um melhor ajuste na sua alimentação, consulte um nutricionista que poderá adequar o consumo do cuscuz na sua rotina.

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