PUBLICIDADE

Mortalidade por câncer de pulmão entre mulheres deve aumentar 43% até 2030

No mesmo período, a taxa de mortalidade por câncer de mama deve cair 9% em todo mundo

Um levantamento feito pelo governo da Catalunha descobriu que a taxa global de mortalidade por câncer de pulmão nas mulheres deve aumentar 43% até 2030.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Já números sobre o câncer de mama são mais promissores, a taxa de mortalidade deve diminuir 9% no mundo inteiro, comparado com os dados de 2015. A pesquisa foi publicada na quarta-feira (01/08) no "Cancer Research", jornal da Associação Americana para Pesquisa do Câncer.

Para chegar a essa conclusão o pesquisador Martínez-Sánchez e seus colegas analisaram dados de mortalidade por câncer de pulmão e mama a partir de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No total, eles investigaram 52 países: 29 na Europa, 14 nas Américas, 7 da Ásia e 2 da Oceania.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Se não implementarmos medidas para reduzir os comportamentos de fumar nesta população, a mortalidade por câncer de pulmão continuará a aumentar em todo o mundo", diz Jose Martínez-Sánchez, professor na Universidade Internacional da Catalunha.

De acordo com a investigação, as maiores taxas de mortalidade por câncer de pulmão estão previstas na Europa e na Oceania, enquanto as taxas mais baixas de mortalidade por câncer de pulmão em 2030 estão na América e na Ásia.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"É socialmente mais aceitável que mulheres fumem na Europa e na Oceania, o que pode explicar porque estamos vendo taxas mais altas de mortalidade por câncer de pulmão nesses países", afirma o pesquisador.

Além disso, os investigadores constataram que as taxas de mortalidade por câncer de mama devem diminuir aproximadamente 9%. O maior índice de mortalidade da doença está previsto na Europa, enquanto a menor taxa deve ser na Ásia, mas com tendência de aumento.

"Estamos vendo um aumento na mortalidade por câncer de mama na Ásia porque esta cultura está adaptando um estilo de vida ocidentalizado, que leva à obesidade e aumento da ingestão de álcool. O câncer de mama está associado a muitos fatores de estilo de vida", revela Martínez-Sánchez.

Segundo Martínez-Sánchez, esta pesquisa é importante porque fornece evidências para profissionais de saúde e políticos decidirem estratégias globais para reduzir os impactos sociais, econômicos e de saúde do câncer de pulmão entre as mulheres no futuro.

Hábitos para prevenir diferentes tipos de câncer

Segundo o IBGE, o câncer é a segunda maior causa de mortes no Brasil - sendo responsável por 15,6% dos óbitos -, perdendo apenas para doenças cardiovasculares (como infarto e hipertensão). Para estimular a população na luta pelo controle e prevenção, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) lançou uma cartilha listando algumas dicas que afastam a doença. Veja abaixo:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para ver outras mudanças simples que podem ajudar você na prevenção do câncer clique aqui!