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Ceia de Natal light

Ceia de Natal ligth

Série Fim de ano

A mesa de final de ano dá água na boca e peso na consciência. Aquelas delícias cheias de calorias, apavoram quem fez dieta o ano inteiro. Sirva uma ceia light nas suas festas de final de ano e não prejudique a sua dieta.

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A nutricionista funcional Lucilene Andrade explica como fazer. Confira a entrevista!

Lucilene, dá para conciliar uma ceia tradicional às exigências da dieta?

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Dá sim, porque tem a carne vermelha, que são as carnes de porco e têm as carnes brancas, que são os perus, os peixes. Esses sim são mais saudáveis, tem menos gordura. São mais ricos em ômega, no caso do peixe. Dependendo do preparo, ele faz parte da ceia hoje. A gente já percebe em algumas mesas.

E seu eu quiser fazer uma ceia totalmente light, do que preciso? Desde a entrada até a sobremesa?

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O que é saudável acaba sendo light e leve para o corpo. Seriam as carnes brancas. Você optar por fazer uma dessas aves ou de repente ou peixe como prato principal. Você pode fazer uma farofa, mas sem usar a farinha de mandioca. Você pode usar uma aveia fazendo uma farofa, um farelo de quinoa, uma farofa diferente, com as oleaginosas, com as frutas secas, super saudável, rico em fibras. E é pra acompanhar esse assado e de repente uma fruta in natura que você tenha como sobremesa, enfim, tem como.

Frutas secas e panetones. Como é que fica isso na dieta?

Frutas secas, ótimo! Panetone, pernil, as massas, tem que tomar cuidado, porque a alta ingestão de origem animal e ainda com uma quantidade grande de gorduras, gordura saturada, enfim, isso acaba enrolando todo o meio de campo, prejudica muito a qualidade, principalmente no verão. As pessoas querem viajar, querem estar bem, e acabam muitas vezes tendo algum desconforto gástrico em função dessa dieta, de uma ceia não tão saudável assim. Extrapolam e esquecem, muitas vezes, até o objetivo pelo qual todos estão reunidos, que é a homenagem.

E na hora de brindar, tem restrição?

A palavra é equilíbrio. Com moderação sempre. O álcool tem seus benefícios, sendo consumido em quantidades sutis.

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